Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 01 de abril de 2023 - 09:00h
‘O Amapá Cacau é uma oportunidade de crescimento’, diz produtora de Porto Grande
Maria Helena Oliveira é uma das trabalhadoras beneficiadas com as novas ações do programa do Governo do Estado.
Por: Weverton Façanha
Foto: Erick Macias
Equipes da SDR auxiliam produtores, como Maria Helena de Oliveira, a plantarem mudas de cacau

A empreendedora Maria Helena de Oliveira, 64 anos, nasceu e cresceu na zona rural de Porto Grande, região conhecida por seu grande potencial agrícola. Foi nesse ambiente que ela se tornou produtora rural e conseguiu tirar o sustento da família com as plantações de coco, cupuaçu e mandioca.

Após décadas de trabalho, Maria Helena incentiva mulheres como ela a empreenderem no setor rural e atua como presidente da Associação das Mulheres da Perimetral Norte da Estrada de Ferro, que reúne produtoras de localidades de Porto Grande.

Nesta semana, 120 agricultoras da Associação foram beneficiadas com o incentivo do programa estadual Amapá Cacau, que entregou à entidade mais de 100 mudas e equipamentos para incentivar a indústria cacaueira na região. O grupo também vai receber assistência técnica quinzenal dos técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR).

O Governo retomou o programa com entrega de equipamentos e mais de 100 mil mudas para produtores de Porto Grande.

Para Maria Helena, o programa Amapá Cacau representa uma nova oportunidade de crescimento.

“Sempre fui agricultora, criei meus filhos com o sustento da nossa terra e, agora, vejo surgindo esse projeto para nos atender com essa nova oportunidade para nós, por isso, só tenho a incentivar as nossas mulheres a trabalharem ainda mais”, disse a agricultora.

Outro produtor beneficiado é o senhor Erinaldo Silva, que já recebeu suas mudas, está plantando e agora auxilia na distribuição para os demais produtores.

“Estou acreditando nesse programa e sei que poderá ser outra renda de sustento familiar. Para que isso ocorra precisamos ajudar uns aos outros e é por isso, que estamos aqui ajudando nessa distribuição das mudas”, destacou.

Com a entrega dos equipamentos também já ocorreu uma demonstração da utilização dos perfuradores para realizar as aberturas das covas para plantio e como melhor inserir a adubação.

“Estamos levando assistência para as nossas mulheres e homens do campo em relação ao cacau, repassamos para eles as melhores maneiras de cultivo, indicamos os volumes de adubação, as melhores áreas e demais técnicas. Sei que nosso esforço será recompensado quando tivermos a primeira safra”, declarou o técnico agrônomo, Francimar Araújo.

Amapá Cacau

O Programa tem como objetivo incentivar e inserir a cadeia cacaueira no Estado, garantindo ao produtor familiar uma nova fonte de renda e estimulando inovação na produtividade de derivados do produto no estado.

O Amapá já recebeu cerca de 500 mil sementes de cacau, através de uma parceria junto a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac/PA) e Federação de Agricultura e Agropecuária do Pará (Faepa), além da capacitação de servidores para atuarem na cadeia cacaueira.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá