Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 30 de março de 2022 - 17:11h
Governo e Sebrae firmam parceria para elaborar o Plano Estadual de Fomento ao Empreendedorismo
Ferramenta vai unificar os instrumentos de política econômica do estado, permitindo a desburocratização com segurança jurídica.
Por:
Foto: Macelo Loureiro
Com o Plano, o objetivo é fortalecer o setor econômico.

Nesta quarta-feira, 30, o Governo do Amapá e o Sebrae firmaram uma parceria para a elaboração do Plano Estadual de Fomento ao Empreendedorismo – uma estratégia idealizada unificar os instrumentos de política econômica do estado, permitindo a desburocratização com segurança jurídica e assegurando os direitos do empreendedor.

Com o Plano, o objetivo é fortalecer o setor econômico, promovendo atividades produtivas; geração de emprego e renda; criatividade e inovação; incentivo à formalização e crescimento das micro; pequenas e médias empresas por meio do acesso a serviços financeiros.

O governador, Waldez Góes, destacou que a parceria faz parte da Nova Economia do Amapá - um conjunto de políticas públicas para um novo e mais eficiente modelo de desenvolvimento econômico, respeitando o meio ambiente e oportunizando a qualidade de vida aos amapaenses.

“É o início de um novo ciclo, com novas regras, nova política e novas propostas, adequando o Amapá à nova realidade desse processo de transição do setor econômico”, explicou o governador.

Para Socorro Leite, presidente da Associação do Microempreendedor Individual (Amei), essa é uma iniciativa que vai mudar a realidade de muitos empreendedores e daqueles que desejam ingressar no ramo, mas enfrentam desafios, principalmente, financeiros para investir em seu próprio negócio.

“Nosso estado é cheio de potencialidades e agora teremos mais chances de qualificação e apoio para os amapaenses serem inseridos nesse mercado”, avaliou Socorro.

O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Teles Júnior, frisou que o Sebrae/AP é o parceiro prioritário do estado na área de qualificação empreendedora, mas que o governo mantém diversas ações isoladas e que serão unificadas com a elaboração do plano.

Cultura empreendedora

O gestor ainda citou o programa Minha Primeira Empresa, desenvolvimento, fruto da parceria com o Sebrae, e que já rende conquistas para o empreendedorismo local.

LEIA MAIS: Minha Primeira Empresa: Governo financia empreendimentos gerando oportunidade de negócios e emprego

“Nos próximos dias, 117 novas empresas, fomentadas, estarão no mercado através do programa Minha Primeira Empresa. No ano passado, foram abertas 44 empresas e somando os lucros, esses negócios faturaram, em conjunto, em torno de R$1,5 bi. Somos destaque no Brasil”, enfatizou.

“Essa cultura empreendedora deve ser disseminada cada vez mais no estado. Como instituição, essa é a nossa missão”, disse Waldeir Ribeiro, diretor-superintendente do Sebrae/AP.

.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá