sexta, 28 de abril de 2023 - 21:00h
Amapá apresenta à Codevasf iniciativas que podem receber investimentos para o desenvolvimento regional
Encontro contou com a presença do governador Clécio Luís, equipe de governo e diretoria da Companhia.
Por: Fabiana Figueiredo
Foto: Albenir Sousa/GEA
Encontro no Palácio do Setentrião mostrou potencialidades do Amapá para o desenvolvimento regional

Iniciativas em prol do desenvolvimento regional do Amapá foram apresentadas pelo Governo do Estado à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em um encontro de membros da diretoria do órgão com o governador Clécio Luís e equipe técnica. A agenda ocorreu nesta sexta-feira, 18, no Palácio do Setentrião.

Apresentada pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Edivan Barros, a carta de projetos sugeriu áreas e projetos do Amapá que, se receberem investimentos, podem beneficiar o estado de forma profunda e eficiente. A Codevasf abrange a bacia hidrográfica do Araguari.
Foram elencados fomentos à bioeconomia e agroindústria, envolvendo a economia de produtos como o açaí, o cacau, a mandioca e o mel, além de investimentos na capacidade técnica para diferentes serviços, estímulos a startups, entre outros.

“A Codevasf sabe o que o Amapá tem agora como prioridade. Além do reforço que tivemos nos últimos anos com recursos voluntários, com reforço do senador Davi Alcolumbre, ter um incremento de investimentos em áreas carentes, como saneamento básico e setor produtivo, é a certeza de que logo estaremos colhendo bons frutos na economia do Amapá”, pontuou o governador.
José Vivaldo Mendonça, diretor da área de Revitalização e Sustentabilidade Socioambiental da Codevasf, destacou que a visita ao Amapá serviu para entender as necessidades atuais do estado e, do mesmo modo, dar base à construção de projetos que desenvolvam o estado economicamente e regionalmente.

“Nossa vinda para o Amapá reafirma nosso compromisso. O desafio é, inclusive, para ampliar os investimentos feitos aqui, com políticas assertivas e promover o desenvolvimento. O Amapá pode contar conosco para que a gente consiga evoluir nessa missão”, afirmou.

Participaram do encontro representantes de órgãos de Estado do eixo econômico, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Associação dos Municípios, e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).