Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 28 de fevereiro de 2022 - 13:50h
Nova Economia: Governo firma cooperação técnica para profissionalização de jovens amapaenses
600 beneficiários do Amapá Jovem serão capacitados nas áreas de energia e saneamento
Por:
Foto: Marcelo Loureiro/Secom
Eletricista e encanador são alguns dos cursos que serão ofertados.

Como parte das estratégias traçadas pelo plano da Nova Economia do Amapá, o governador Waldez Góes oficializou, na manhã desta segunda-feira, 28, um Acordo de Cooperação Técnica com a CEA Equatorial e o Serviço Nacional da Indústria (Senai) para beneficiar bolsistas do programa Amapá Jovem com cursos profissionalizantes na área de energia e saneamento.

Inicialmente, serão selecionados 600 jovens dos municípios de Macapá e Santana com base nos dados fornecidos pelo programa.

Eles serão divididos em categorias: 400 participantes compatíveis com as vagas de eletricista, 100 para encanador e 100 para operador de estação de tratamento de água e esgoto. Os cursos terão duração de três meses, podendo ter a contratação pela empresa que presta serviço para a CEA Equatorial.

Além de oferecer a oportunidade de capacitação, o Governo do Amapá também garante o vale-transporte para participante se deslocar até os locais das aulas. A Equatorial fará o processo de seleção dos jovens e o Senai será o responsável pela ministração dos cursos.

O governador explicou que até 2030, com o plano da Nova Economia do Amapá, muitos empregos e oportunidades serão gerados a partir das concessões.

“O Amapá, por ter sido o primeiro estado da Amazônia e o 3º do Brasil a garantir a concessão de saneamento, hoje vemos que o país inteiro está precisando de mão de obra qualificada nesta área. Nós estamos trabalhando esse programa de qualificação, não só para servir as empresas que estão em território amapaense, mas também aquelas que precisam de mão de obra em outras regiões.  O Amapá vai estar com jovens preparados para essa experiência”, afirmou Góes.

O presidente da Agência Amapá, Antônio Teles, enfatiza que os setores de energia distribuída e energia renovável estão se expandindo com muita força, assim como a busca por colaboradores aptos para desenvolverem essas atividades.

“Historicamente, dos grandes projetos que entraram no Amapá, nós tínhamos a dificuldade de absorver a mão de obra local devido à carência de qualificação. Agora, nós estamos fazendo diferente, estamos qualificando o povo do Amapá para receber os grandes projetos e os amapaenses sejam os principais beneficiados. É importante que aqueles jovens que forem participar se aprofundem no conhecimento da área porque não vai faltar oportunidade”, pontuou o gestor.

O presidente da CEA Equatorial, Augusto Dantas, esclarece o programa que visa formar mão de obra para que todos tenham a oportunidade de adentrar ao mercado de trabalho através da empresa.

“Temos a certeza que, até o final do curso, iremos aproveitar toda essa força de trabalho nas nossas operações. A ideia desse programa é que seja perene e que a gente consiga expandir. Esperamos que em breve o Amapá esteja exportando mão de obra qualificada para todo o Brasil”, complementou.

O secretário extraordinário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé, explica que o objetivo do Amapá Jovem é gerar aprendizado e melhorar o currículo dos participantes.

“O programa Amapá Jovem é uma porta de entrada e saída. Essa saída é para ingressar no mercado de trabalho. Nós queremos que o bolsista passe pelo programa e perceba que aqui adquiriu aprendizado, que agora tem condições de empregabilidade. O termo de cooperação técnica com a Equatorial nos permite realizar isso”, disse o secretário.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá