quarta, 27 de novembro de 2019 - 23:00h
Conselho e câmaras discutem encaminhamentos para o Consórcio da Amazônia Legal
Saúde, educação, comunicação, meio ambiente e segurança foram os principais assuntos debatidos.
Foto: Bia Reis
Representantes do Amapá discutiram propostas

Após debate segmentado, nesta quarta-feira, 27, em São Luís (MA), os representantes do Conselho de Administração do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal e das Câmaras de Trabalho apresentaram as principais propostas que deverão ser tratadas na assembleia geral com os governadores, na quinta-feira, 28, quando acontece o 19º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O objetivo é fortalecer e integrar os estados para avanço nas pautas conjuntas.

Na educação, foi discutido o projeto prioritário da alfabetização na idade certa, com proposta de um regime de colaboração com os municípios. Na segurança, o programa Tático Operacional de Articulação Interestadual em Segurança Pública foi o centro dos debates.

Representantes do Meio Ambiente estabeleceram três projetos prioritários: a estruturação do mercado de negócios e serviços ambientais; integração do zoneamento ecológico-econômico e; alinhamento de protocolos para a eficiência da gestão ambiental, com foco nos processos de licenciamento informatizados.

A compra de medicamentos de forma compartilhada entre os estados foi a proposta do Grupo de Trabalho da saúde, como prioritário. O projeto visa otimizar a gestão e reduzir os custos dos insumos. A comunicação integrada também foi discutida, com indicação de criação de uma plataforma específica para o consórcio e a integração das emissoras de rádios públicas para potencializar conteúdos da Amazônia.

Também surgiu a proposta da criação do Grupo de Trabalho do Corpo de Bombeiros, para que as ações de combate ao desmatamento e queimadas na Amazônia sejam trabalhadas em conjunto, pois, atuam diretamente nessa atividade. Por último, o Conselho de Administração debateu assuntos administrativos e orçamentários do consórcio.

“Aprovamos o estatuto com alterações necessárias para aperfeiçoar o consórcio e consolidamos os resultados do trabalho das câmaras”, falou Joel Nogueira, controlador e membro do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal pelo Amapá.

A programação continua nesta quinta-feira, com a presença do governador Waldez Góes, que preside o consórcio, e dos demais governadores dos estados da região, onde será divulgada a Carta de São Luís, com as propostas e metas.

Créditos:

Bia Reis