Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 28 de abril de 2023 - 11:00h
Tucuju Valley: Conheça o grupo de empreendedores que apoia a consolidação de novas startups no Amapá
Comunidade vai compartilhar sua experiência no StartupON, evento gratuito que acontece neste sábado, 29, na capital amapaense, com apoio do Governo do Estado.
Por: Kelison Neves
Foto: Alcilene Cavalcante / Reprodução
Tucuju Valley foi criado ainda em 2013

Com DNA 100% amapaense, a Tucuju Valley reúne um grupo de empreendedores com foco em apoiar startups que estão se consolidando no mercado local. Quem participar do StartupON 2023, o maior evento de negócios inovadores do Brasil, que acontece no sábado, 29, em Macapá, poderá conhecer a experiência do grupo e ampliar seu networking. 

O StartupON 2023 é realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) com apoio do Governo do Estado e reúne mentorias de especialistas de várias áreas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Startups são empresas recém-criadas que têm como principal característica a proposta de negócios inovadora e o grande potencial de crescimento. A Tucuju Valley tem como foco impulsionar esse tipo de empresa para que se tornem negócios de sucesso, com geração de emprego e renda no estado. 

O grupo foi criado em 2013, com o surgimento de startups como a Proesc, uma iniciativa especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão escolar, e a Tributei, que automatiza processos fiscais e tributários para facilitar a rotina de profissionais da área contábil. 

O empreendedor Lindomar Góes, membro da Tucuju Valley, explica como o grupo atua no suporte a novos empreendimentos. 

“A gente apoia a startup desde o início da jornada, passando pelas fases de ideação, operação, ajudando a criar máquinas de venda, a conseguir os primeiros clientes e, em seguida, passa para a etapa de tração, que é quando a startup começa a vender para outros estados. Depois vai pra fase de escala”, explica Lindomar Góes. 

Um levantamento realizado pela Tucuju Valley em 2021, as startups amapaenses conseguiram atingir uma marca superior a R$20 milhões em faturamento, com cerca de 500 empregos gerados diretamente e 2 mil indiretamente. Hoje, no estado, as empresas que atuam nesta modalidade têm um valor de mercado que ultrapassa os R$200 milhões. 

O secretário de Ciência e Tecnologia do Amapá, Edivan Barros, considera o Tucuju Valley estratégico para a ampliação desta modalidade de empresas no Amapá. 

“Por meio da comunidade, hoje, o Amapá é um estado com muitas startups de sucesso da Amazônia”, pontuou o gestor. 

StartupON

Durante todo o StartupON, o público terá acesso a palestras com empreendedores do Amapá e do Brasil. Dessa forma, startups terão mais chances de serem vistas por potenciais investidores.

O conteúdo apresentado trará uma visão de como empreendedores do Brasil inteiro podem encontrar suporte e oportunidades de mercado, por meio da experiência de pessoas envolvidas nos ecossistemas locais.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá