Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 27 de abril de 2023 - 15:20h
'Orgulho de ser empregada doméstica', diz diarista atendida em ação de saúde e cidadania do Governo do Amapá
Raquel Mendes aproveitou a programação do Dia da Empregada Doméstica na Casa do Trabalhador nesta quinta-feira, 27.
Por: João Clésio
Foto: Nayana Magalhães/GEA
Raquel Mendes aproveitou a ação para realizar uma série de atendimentos gratuitos na área da saúde

A diarista Raquel Mendes, de 51 anos, aproveitou para cuidar da saúde na programação do Dia da Empregada Doméstica realizada nesta quinta-feira, 27, pelo Governo do Amapá. De uma só vez, ela verificou peso, pressão arterial, índice de massa corporal (IMC), tipagem sanguínea, e ainda fez testes de glicemia, HIV, sífilis e hepatite.

“Meus exames não apresentaram nenhuma anormalidade, isso é muito bom. A gente tem uma rotina diária de trabalho corrida, então é sempre bom parar por uns instantes para cuidar da saúde. Tenho muito orgulho de trabalhar como empregada doméstica e vim aproveitar a ação”, disse Raquel.

Os serviços ocorreram na Casa do Trabalhador e foram coordenados pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) em parceria com o Sindicato das Domésticas do Estado do Amapá (Sindoméstica).

“Foi o primeiro grande evento organizado pelo Governo do Estado dedicado ao segmento das empregadas doméstica e diaristas. A ideia é organizar cada vez mais estas profissionais oferecendo capacitação e encaminhamento ao mercado de trabalho”, pontuou o secretário do Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa.

Além dos serviços de saúde, a ação teve palestras sobre autoestima da mulher, saúde bucal e orientação de higiene, direitos e legislação das empregadas domésticas, cadastros de trabalhadores autônomos, atendimento psicológico, massoterapia, ventosaterapia, atendimentos estéticos, corte de cabelo, entre outros serviços.

Quem também aproveitou para cuidar da imagem foi a diarista Eliene Trindade, que veio do bairro Boné Azul, na zona norte de Macapá. Eliene fez escova e um corte reto no cabelo. “Fiquei sabendo por um amigo da ação e não perdi tempo. A gente trabalha bastante e é importante não descuidar da beleza”, disse a atendida.

O Dia Nacional da Empregada Doméstica contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Centro de Ensino Madre Tereza, Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Infinity Performance e Faculdade Anhanguera.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá