segunda, 27 de janeiro de 2020 - 17:31h
Reforma de escola em Itaubal possibilitará a implantação de um polo universitário
Em 2019 foram R$ 1.273.415,70 em convênios da secretaria de Desenvolvimento das Cidades com a Prefeitura de Itaubal.
Foto: Kleber Nasper
A histórica Biblioteca Municipal passará também por reforma e adequação.

Realizar o sonho da graduação para Aisha Rosário, 18 anos, está cada vez mais perto. A jovem recebeu com alegria e otimismo a notícia da implantação de um polo universitário em Itaubal, localizado a 101 km de Macapá, uma parceria do Governo do Estado do Amapá com a Prefeitura do município.

“Eu estou feliz por ter perto de casa essa oportunidade. Terminei o ensino médio e agora é tentar o vestibular para cursar pedagogia sem precisar mudar para Macapá”, planeja Aisha.

Para que isso fosse possível, um convênio viabilizado pela secretaria de Estado do Desenvolvimento das Cidades (SDC) foi firmado com a prefeitura para realizar a reforma, adequação e ampliação da Escola Municipal J. Almeida, onde funcionará o polo da Universidade Federal do Amapá.

“Unimos esforços para esse convênio, para garantir a parceria para implantação dos cursos e para melhorar o dia a dia dos alunos e professores”, informou o secretário de Desenvolvimento das Cidades, Antônio Teles Júnior.

Serão R$ 765.228,95 mil em investimentos para melhorar o ambiente de ensino e disponibilizar um espaço adequado para o ensino superior.

“Esse polo no município possibilitará a conquista desse sonho. É importante ver um pai dizer ‘meu filho está na faculdade’, além de ser a chance desse jovem entrar no mercado de trabalho”, disse o professor Roni Silva.

De acordo com o professor, alguns moradores do município estão há dez anos esperando essa oportunidade. Entre eles, Everton da Silva, de 26 anos, que tentou o sonho em Macapá, mas por dificuldades financeiras precisou adiar a conquista.

“Estou parado desde que conclui o ensino médio. Quando terminei, pensei agora é só entrar na faculdade, mas não imaginava que seria tão difícil, sair daqui, pagar aluguel, conseguir trabalho e estudar. Iniciei uma graduação em Macapá, mas tive que parar”, lembra Silva.

Além da reforma da escola, a SDC realizou mais três convênios com Itaubal, totalizando R$ 1.273.415,70 em investimentos para melhorar a qualidade de vida dos 5.387 habitantes do município.

Entre eles está a reforma do histórico prédio da biblioteca municipal, que, após a conclusão da obra, se tornará um anexo da Universidade Federal do Amapá, passando assim a atender também estudantes universítários e comunidade. O recurso investido na obra está orçado em R$ 113.555,15.

Veja os convênios:

• Reforma e adequação da Biblioteca Municipal;
  • Construção de passarelas em madeira de lei na comunidade de Puraquê;
  • Construção de passarelas em madeira de lei na comunidade de Jupati.

Créditos:

Kleber Nasper