Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 26 de julho de 2021 - 15:13h
Governo do Amapá capacita técnicos de Macapá e Santana em diagnóstico de malária
Objetivo é atualização nos diagnósticos de doenças causadas por hemoparasitas, melhorando o serviço ofertado para a população.
Por: .Colaboradores: Marcelo Guido
Foto: Alessandro Veloso
A capacitação para diagnóstico da malária ocorreu no LACEN

Microscopistas dos municípios de Macapá e Santana estão sendo treinados pelo Governo do Amapá para o diagnóstico de malária. A capacitação é promovida pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e o curso. Iniciado nesta segunda-feira, 26, terá duração de 4 dias.

O objetivo é atualizar o profissional que lida com os diagnósticos de doenças causadas por hemoparasitas, principalmente a malária, melhorando assim o serviço ofertado para a população.

O treinamento ocorre no horário da manhã, nas dependências do Laboratório Escola do Laboratório Central (Lacen), que faz parte da Diretoria de Vigilância Laboratorial da SVS.

Para a microscopista Diane Monteiro, aluna do curso e profissional da Prefeitura de Macapá, o diagnóstico de hemoparasitas é muito importante, visto que é o primeiro passo para o tratamento correto de várias doenças.

"É importantíssimo o diagnóstico correto, visto que vivemos em uma área endêmica, atendemos as pessoas do interior onde doenças como malária são muito recorrentes, diagnosticar nos exames com segurança é importantíssimo para o tratamento correto", considera a profissional.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá