sexta, 26 de maio de 2023 - 17:00h
Em 13 dias, Amapá salta de 16% para 72,1% na cobertura vacinal após união de Governo e prefeituras
Estado lidera vacinação contra Influenza no Brasil; força-tarefa combate surto de síndromes gripais.
Por: Mônica Silva
Foto: Márcia do Carmo/GEA
No Amapá, 65,78% das crianças com idade até 6 anos, receberam a vacina

O Amapá alcançou a 1ª posição entre estados do Brasil que mais aplicaram a vacina contra Influenza. Dados apresentados pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-AP) nesta sexta-feira, 26, apontam que em 13 dias, o estado saltou de 16% para 72,1% de cobertura vacinal do público prioritário.

As crianças, as mais afetadas pelo surto de síndromes respiratórias que o Amapá enfrenta, foram alvo da mobilização do Governo e municípios. De acordo com a SVS, 65,78% delas, com idade até 6 anos, receberam a vacina.

"Estamos muito orgulhosos de receber esse balanço. As equipes trabalham muito para atender a população da melhor maneira possível em busca das metas vacinais”, frisou a superintendente da SVS, Margarete Gomes.

Os dados foram anunciados no Palácio do Setentrião, quando o Governo fez repasse de R$ 2,7 milhões em recursos que reforçarão as ações de saúde dos 16 municípios, incluindo as campanhas de imunização.

"O município que ainda está com uma baixa cobertura, poderá utilizar esse recurso para ampliar a campanha, fazer busca ativa, ir de casa em casa, para aumentar a imunização. Esse valor chega em um momento importante, que vai ajudá-los a bater a meta, que é de 90%", destacou o governador Clécio Luís.

Os municípios com o melhor desempenho foram Porto Grande, com alcance de 93,60%; Calçoene, com 92,92%; e Ferreira Gomes, com 92,75% de cobertura. Todos ultrapassaram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.

Liderando a vacinação, o prefeito de Porto Grande, José Bessa, pontuou que o município instalou uma força-tarefa para alavancar a cobertura vacinal.

"Fizemos busca ativa, realizamos campanhas de conscientização da população sobre a importância da vacina. Foi grande mobilização com o apoio do Governo do Estado. Esse resultado, de atingirmos o primeiro lugar na cobertura vacinal, me deixa muito satisfeito porque é reflexo do esforço de todos”, concluiu Bessa.

O prefeito de Calçoene, Reinaldo Barros, destacou as dificuldades que o município enfrentou para levar as vacinas para as localidades mais distantes, além do combate contra a desinformação.

"Temos comunidades com difícil acesso, enfrentamos a rejeição de pessoas em tomar a vacina, mas todo o esforço teve a recompensa. Nosso município atingiu a meta, atingiu mais de 90% da população vacinada”, ressaltou Barros.

No início desta semana, mais de 100 mil doses da vacina contra a influenza chegaram ao Amapá. A remessa foi enviada pelo Ministério da Saúde atendendo a um pedido do Governo do Estado para reforçar a campanha em todos os municípios.

Veja a cobertura vacinal contra influenza dos 16 municípios:

• Porto Grande: 93,60%
  • Calçoene: 92,92%