sexta, 26 de maio de 2023 - 18:39h
“Com Estado e prefeituras juntos, vamos vencer as síndromes respiratórias”, diz presidente da Ameap com aporte financeiro do Governo aos municípios
Prefeito Carlos Sampaio destacou o esforço conjunto durante repasse de R$ 2,7 mi para municípios intensificarem ações de saúde.
Por: Jamile Moreira
Foto: Gabriel Maciel/Sesa
Cerimônia aconteceu nesta sexta-feira, no palácio do Setentrião

“Com Estado e municípios juntos, vamos vencer o surto de síndromes respiratórias. Quando falamos em SUS, falamos de um esforço coletivo que demonstra nossa capacidade de união, principalmente na solução de problemas”, reforçou o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap), Carlos Sampaio, durante repasse de R$ 2,7 milhões do Governo do Estado para a saúde nos 16 municípios.

O aporte financeiro faz parte das ações do Governo para mobilizar prefeituras e aumentar a cobertura vacinal contra influenza e covid-19, em razão do surto de síndromes respiratórias que têm acometido, principalmente, crianças menores de seis anos de idade. Esse esforço fez com que o Amapá avançasse de 16% para 72,1% de cobertura vacinal do público prioritário em 13 dias, liderando a imunização contra influenza no Brasil.

Carlos Sampaio, que também é prefeito de Amapá, pontuou que o recurso é fundamental para que as equipes consigam alcançar as localidades mais remotas, exercendo o princípio da universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Até a sexta-feira, 26, o município ocupava a 4ª posição entre os que mais vacinaram no estado, com 86,54% de cobertura vacinal.

“Nosso município tem suas peculiaridades. Temos o distrito do Sucuriju que são quase 18 horas de barco para cumprir a missão de levar vacina para toda a população”, destacou Sampaio.

O prefeito de Santana, Bala Rocha, destacou que o incentivo permitirá proteger a população e efetivamente salvar vidas.

“Só quem vê de perto pode entender o sofrimento de uma mãe ou de um pai que estão dentro de um hospital acompanhando seus filhos. Nós devemos e precisamos continuar incentivando a população a se vacinar, e nos comprometermos mais ainda para proteger a saúde das nossas crianças”, ressaltou Rocha.

Durante a cerimônia, o governador Clécio Luís compartilhou atualizações dos índices de vacinação e reforçou as medidas executadas para garantir o atendimento dos pacientes que buscam a rede hospitalar do estado, entre elas, o aumento no número de leitos clínicos e de UTI, que foram abertos no Hospital da Criança e Adolescente (HCA).

“Simultâneo ao esforço de vocês, também tem o nosso para ampliar o número de leitos. Nas últimas semanas conseguimos adaptar espaços para abertura de 70 leitos, também entregamos 94 leitos novos em dois blocos. Esse esforço é contínuo e de todos”, concluiu Clécio.