Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 25 de maio de 2023 - 18:00h
Governo do Amapá capacita profissionais do HU para monitoramento de pacientes com síndromes gripais
Atualização inclui fluxo de medicamentos, coleta de amostras para exames, acompanhamento dos dados e notificações.
Por: Mônica Silva
Foto: Mônica Silva/SVS
Oficina aperfeiçoa técnicas dos profissionais de saúde

O Governo do Amapá capacitou profissionais de saúde do Hospital Universitário (HU) para atendimento e monitoramento de pacientes com síndromes gripais nesta quinta-feira, 25. A oficina técnica segue nesta sexta, 26, para a equipe da Maternidade Bem Nascer, na Zona Norte de Macapá.

A meta é qualificar os trabalhadores para enfrentamento ao surto de doenças respiratórias, especialmente o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador de agravos em crianças com menos de 6 anos de idade

A atualização inclui fluxos de notificações das doenças para vigilância epidemiológica, preenchimento de planilhas dos pacientes hospitalizados, fluxo de insumos e medicamentos, além da forma correta para coleta e envio de amostras para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

“O Governo já vem realizando capacitações de profissionais de saúde desde que o estado identificou o surto de síndromes gripais. Falamos do fluxograma de atendimento, o uso de equipamentos de proteção ao se paramentar e desparamentar sem se contaminar, sobre os tipos de casos suspeitos, coleta de material para análise, entre outros assuntos. Nosso objetivo é garantir melhor qualidade de atendimento á população”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde (SVS), Margarete Gomes.

De acordo com a responsável técnica pelo setor de vírus respiratórios do Lacen e facilitadora da capacitação, Andréia Costa, durante o treinamento também estão sendo colhidas experiências dos profissionais, além de transmitir o que há de novo no que diz respeito ao surto.

“É importante nos aprofundarmos, identificando e colocando em prática a maneira adequada de como lidar com cautela na hora de atender o paciente, desde a admissão até a alta do hospital”, justificou Andreia.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá