sexta, 25 de março de 2022 - 11:26h
Governo do Amapá leva Ação Integrada do Março Mulher a Comunidades Ribeirinhas
Ipixuna Grande e Igarapé Novo foram atendidas com serviços psicológicos, serviço social, apoio jurídico, enfermagem, embelezamentos, entre outros.
Por: Alice Valena
Foto: ASCOM/SEPM
Ação Integrada do Março Mulher com a Prefeitura de Iatubal nas comunidades de Ipixuna Grande e Igarapé Novo

A programação do Março Mulher – Consolidando Políticas Públicas para Mulheres e Meninas do Amapá, chegou às comunidades ribeirinhas do Amapá. A ação é organizada pela através da Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres.

Nos últimos três dias as atividades ocorreram nas comunidades de Ipixuna Grande e Igarapé Novo, às margens do Rio Amazonas. As ações sociais integradas levam às localidades serviços psicológicos, serviço social, apoio jurídico, enfermagem, massoterapia, corte de cabelo, embelezamentos de sobrancelha e limpeza de pele, sorteio de brindes e lanches.

Um total de 100 atendimentos foram feitos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaubal do Piririm e seu Centro de Referência de Assistência Social, além de lideranças das comunidades.

Também foi explanado sobre os serviços que a SEPM disponibiliza em defesa dos direitos das mulheres e como combater a violência doméstica. Dentro das dinâmicas, foi pontuado sobre a Rede de Atendimento à Mulher (RAM) e como a pasta tem trabalhado Junto à Prefeitura de Itaubal e demais órgãos para fortalecer e articular a rede local.

A integração foi criada para ajudar e acolher mulheres vítimas de qualquer tipo de violência nessas localidades, que têm dificuldade em denunciar os casos por causa da distância da capital Macapá.

“Esse primeiro momento nas comunidades foi uma base e uma escuta para iniciarmos o projeto Maresia, que consiste em chegar, ajudar, atender e acolher as Mulheres e Meninas ribeirinhas de todo o Estado do Amapá. Precisamos primeiro saber as demandas e verificar as principais necessidades dessas regiões afastadas”, ressaltou a secretária de Políticas para Mulheres, Renata Apóstolo Santana.

Agora a secretaria planeja a realização desses serviços em outras comunidades ribeirinhas ainda neste ano de 2022.

Créditos:

Ascom/SEPM