Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 26 de julho de 2021 - 13:00h
Oiapoque: Governo do Amapá vacina 2440 pessoas contra influenza e sarampo
Ação contou com apoio da Opas e visitou áreas rurais e ribeirinhas da cidade.
Por: .Colaboradores: Marcelo Guido
Foto: Reprodução SVS
Equipes vacinaram pessoas em áreas isoladas em Oiapoque.

Equipes de vacinadores da Superintendência de Vigilância e Saúde (SVS) realizaram ação de bloqueio vacinal contra sarampo, influenza, caxumba, rubéola, difteria e tétano no município de Oiapoque, norte do Amapá. Em 15 dias, a força-tareça aplicou na população 2. 440 doses de imunizantes, sendo: 1.478 de vacina contra influenza, 699 tríplice viral ( sarampo, caxumba e rubéola) e 263 dupla viral ( tétano e difteria).

A ação do Governo do Estado tem apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para combater o surto de sarampo no Amapá, e, ao mesmo tempo, imunizar a população contra outras doenças, como a gripe influenza. A campanha foi realizada de casa em casa, atingindo áreas isoladas ou que não tinham sido alcançadas pelas equipes municipais de imunização.

"Percorremos a área rural e a região ribeirinha do município. O trabalho foi árduo e cansativo, mas o resultado foi satisfatório. Levamos vacinas para pessoas que sentiriam muita dificuldade em chegar até o centro urbano e conseguimos fazer com que a imunização chegasse até elas sem muita dificuldade", manifestou Monique Duarte.

A adesão da população foi um ponto positivo. Monique destacou a alegria das pessoas ao receberem as equipes na porta de casa e o apoio dado por entidades, como a Polícia Militar, que cederam espaço para que postos fossem instalados.

"A alegria das pessoas ao receberem as equipes foi algo que nos revigorou, cuidar da população é um compromisso que nós também abraçamos e fazemos com o coração", finalizou a supervisora.

Em todo estado, as vacinas continuam disponíveis a toda a população a partir dos seis meses de idade, nas Unidades Básicas de saúde. A vacina tríplice viral combate três doenças: sarampo, caxumba e rubéola, é indicada para crianças de 09 meses a 15 meses, com reforço de 15 meses a 06 anos, entretanto qualquer pessoa que nunca tomou ou não recorda de ter tomado até os 59 anos de idade pode receber o imunizante. 

A dupla viral combate à difteria e o tétano, é indicada para crianças a partir dos 7 anos, com reforço feito a cada 10 anos em todos os indivíduos. A vacina da Influenza foi liberada pelo Ministério da Saúde (MS) para qualquer pessoa com idade superior a 6 meses. É indicado um intervalo de no mínimo 15 dias entre a vacinação da covid e influenza.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá