Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 24 de maio de 2023 - 07:00h
Programação cultural marca início das atividades do Centro de Arte e Cultura Bi Trindade, em Santana
Mais de 200 estudantes estão matriculados nos cursos de violão, flauta doce, ilustrador, francês básico e artesão em pintura de tecido.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Glauber Tiriyó/Seed
Espaço aproxima santanenses da arte e da cultura

O Centro de Educação Profissional em Arte e Cultura Bi Trindade realizou na noite de terça-feira, 23, uma programação cultural para marcar o início do ano letivo, com apresentação musical, recitais, exposições de artesanatos, exibição de obras de arte e homenagem ao patrono da instituição, que fica no município de Santana. 

O espaço oferece cursos de qualificação profissional relacionados à arte, música e língua Francesa para a comunidade. Ao todo, mais de 200 alunos santanenses estão matriculados nos cinco cursos do Centro Bi Trindade, que são: violão, flauta doce, ilustrador, francês básico e artesão em pintura de tecido. A expectativa é atender até 1,5 mil estudantes com a entrada de cursos profissionalizantes.

Mais cultura e educação em Santana

O estudante Eduardo Silva, de 17 anos, terá pela primeira vez aulas profissionais de violão. Ele mora próximo ao centro e comenta que a população estava precisando de um espaço de educação em arte e cultura.

"É bom para termos uma atividade recreativa e, ao mesmo tempo, tirar as pessoas da rotina de casa. Eu vou cursar violão e a minha expectativa é aprender técnicas do instrumento, desenvolver habilidades comunicativas pessoais e aumentar minha coordenação motora", disse Eduardo.

O servidor público Joberson Souza, de 54 anos, já fez aulas de francês em Macapá, e agora vai estudar o curso de Francês Básico em sua cidade.

"No passado, já me desloquei para estudar francês no Danielle Miterrand, em Macapá. Agora voltei pro curso e posso estudar onde moro. O centro é um ganho para a população de santana", considerou.

A secretária de Políticas Educacionais da Seed, Antônia Andrade, enfatizou que o centro tem a missão de promover e incentivar a produção cultural, artística e musical, bem como o conhecimento e gosto pela língua francesa.

"O centro mudará a vida dos nossos jovens santanenses, não apenas para a inserção no mundo do trabalho, mas também para a construção de suas identidades e culturas. Já vieram propostas de inserir Língua Brasileira de Sinais [Libras], língua inglesa e espanhola, então é um centro que veio para crescer", considerou a secretária.

Estrutura

O espaço possui calçamento, reservatório de água, drenagem, banheiros, plataforma de acessibilidade, 12 salas de aula, auditório para 135 lugares, laboratório de informática, laboratório de linguagens, laboratório para trabalhos com argila, madeira e serigrafia.

Patrono da instituição

Bi Trindade era o apelido de Benedito Trindade Machado, músico e professor de francês. Bi era graduado em Letras pela Universidade Federal do Amapá e tinha especialização na França. Ele também era integrante do grupo Pilão e fez trabalhos solos, participando e vencendo festivais de música, como o da Associação dos Universitários do Amapá, Serviço Social do Comércio (Sesc) e outros. Faleceu em 2013, aos 63 anos, por complicações renais.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá