quarta, 24 de maio de 2023 - 12:30h
2ª fase da ‘Operação Integração pela Vida’ prende mais de 15 pessoas em Macapá e Santana
Ação de combate à criminalidade foi deflagrada na quinta-feira, 18, e seguiu até esta quarta-feira, 23.
Por: Marcelle Corrêa
Foto: Divulgação/Polícia Militar
Ações combatem crimes no Amapá

A 2ª fase da operação “Integração pela Vida”, deflagrada pelo Governo do Amapá para reprimir crimes e ampliar a segurança da população, prendeu 15 suspeitos por tráfico de drogas desde a última quinta-feira, 18. A ação ocorreu nos municípios de Macapá e Santana, além do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

Os resultados foram apresentados pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) nesta quarta-feira, 24, que contabilizou apreensões de oito armas de fogo e 82 porções de entorpecentes em locais previamente identificados pelas agências de inteligência como pontos de comercialização de drogas.

"Essa é a continuidade do trabalho que tem sido feito de uma forma constante no combate e ao enfrentamento à criminalidade, no combate aos grupos criminosos. Teremos, ainda, outras fases desse trabalho contra as ações delitivas que irão acontecer em todo o Amapá", reforça o secretário de Segurança Pública, José Neto.

Integração

A operação mobilizou 551 policiais militares, 45 penais e 12 civis; 12 agentes do Grupo Tático Aéreo (GTA) e 47 profissionais da Secretaria de Segurança Pública. As incursões ocorreram em pontos mapeados conjuntamente pela Coordenadoria de Inteligência de Operações Especiais (Ciop) da Sejusp, o Núcleo de Operações em Inteligência (NOI) da Polícia Civil (PC-AP) e o setor de Inteligência do Iapen.

O secretário José Neto reforça que a apreensão de entorpecentes é resultado do policiamento preventivo e ostensivo realizado pela Polícia Militar (PM-AP), assim como o cumprimento de mandados de busca e apreensão feitos pela Polícia Civil dentro da penitenciária.

"A atuação dos órgãos de segurança de forma integrada e contínua demonstra a prioridade do Governo do Estado com a segurança e o bem-estar das pessoas que vivem em nosso estado”, conclui o gestor.

Denúncias

O apoio da população é fundamental para que os profissionais tenham êxito nas ações, com sigilo assegurado para toda informação. Três números estão disponíveis para denúncias:

• Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) – 190
  • Delegacia Especializada de Tóxico e Entorpecentes – (96) 98141-4161