Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 23 de setembro de 2020 - 19:40h
Amapá coordenará Plano de ação para Eficiência da Gestão Ambiental da Amazônia
Plano busca alinhar os protocolos entre os estados para avançar na regularização ambiental. Amapá teve destaque no Fórum por ter 100% da base cartográfica validada.
Por:
Foto: Irineu Ribeiro
A regularização de terras beneficia, por exemplo, o desenvolvimento da agricultura.

Os estados da Amazônia buscam o alinhamento de protocolos para a eficiência da gestão ambiental e para isso um plano de ação será apresentado aos governadores durante o 21º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O encontro está sendo realizado virtualmente, por conta da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus.

O plano será coordenado pelo Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Nesta quarta-feira, 23, técnicos discutiram os avanços e alinhamentos necessários. O Amapá também teve destaque por ter 100% da base cartográfica validada.

O Secretário de Estado do Meio Ambiente, Robério Aleixo, falou sobre a importância do alinhamento dos protocolos e de um plano de ação que norteia essa construção.

“Queremos promover a articulação e alinhamento entre os estados da Amazônia na regularização ambiental. Nesse plano teremos os procedimentos que deverão ser adotados”, explicou Aleixo.

Para esses avanços, alguns itens precisam ser implantados e nivelados em todos os estados que integram a Amazônia Legal, como a classificação das atividades produtivas, banco de dados georreferenciais, licenciamento unifásico, portal de informações, acompanhamento remoto aos processos, banco de dados, entre outros itens que constarão no plano.

O Amapá tem sido exemplo na gestão ambiental, além do georeferenciamento, onde R$ 25 milhões foram investidos, o governo também avançou com acordos de cooperação técnica e financeiras, auditoria de pessoal, auditoria ambiental, integração de sistema, mapeamento e revisão de processos e procedimentos e a reestruturação organizacional da secretaria.

Fórum de Governadores da Amazônia Legal

O Fórum acontece entre os dias 22 e 24 de setembro dentro da Agrolab Amazônia, alternando programações abertas com reuniões setoriais, dentro da plataforma digital disponibilizada através do site www.agrolabamazonia.com e para acessar basta realizar um cadastro. Já no dia 29 de setembro ocorrerá a assembleia geral do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá