Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 05 de dezembro de 2022 - 22:45h
Governo do Amapá reforça a importância dos testes de olhinho e linguinha em recém-nascidos
A Maternidade Bem Nascer realizou, nos últimos cinco meses, mais de 700 exames em crianças de 0 a 2 anos de idade.
Por:
Foto: Ascom/Sesa
A Bem Nascer oferta testes do pezinho, orelhinha, coração, olhos e linguinha, exames de análises clínicas, fonoaudiologia, entre outros.

O Governo do Estado ressalta a importância dos exames de triagem neonatal ofertados na Maternidade Bem Nascer, para crianças de zero a dois anos. Em cinco meses, já foram 710 atendimentos destinados aos testes de linguinha e olhinho.

De junho a outubro deste ano, 453 atendimentos voltados para o teste do olhinho foram feitos na unidade. O teste é um exame simples que garante a saúde dos olhos preventivamente, onde é observado o reflexo da luz emitida pela lanterninha no fundo do olho do bebê, prevenindo doenças como catarata congênita, hemorragias e retinoblastoma, um tipo de câncer que pode ser diagnosticado no teste, que também detecta graus elevados de miopia e hipermetropia.

Outro exame importante é o da linguinha, que de acordo com a fonoaudióloga da maternidade, Mariana Miranda, é recomendável que esse exame seja realizado em até 30 dias de vida.

“Esse atendimento possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pelo frênulo lingual alterado, conhecido como “língua presa” que podem comprometer as funções exercidas pela língua, como: sugar, deglutir, mastigar e falar”, explica.

Só no mês de outubro, foram 257 avaliações para identificar deformações na língua dos bebês. Com o diagnóstico precoce, é possível diminuir as consequências negativas no desenvolvimento oral das crianças de zero a dois anos, que nasceram com frênulo lingual ou labial alterados, evitando problemas na hora de engolir, mastigar e aprendizado da fala.

Maternidade Bem Nascer

A Bem Nascer tem a capacidade para 3.500 atendimentos para triagem neonatal, que consistem em testes do pezinho, orelhinha, coração, olhos e linguinha, e outros 6.000 exames de análises clínicas, além de serviços de nutrição, psicologia, fisioterapia, serviço social, fonoaudiologia e enfermagem.

O espaço conta com alojamentos conjuntos, com quarto e banheiro, para pré-parto, parto e pós-parto, subdivididos em 11 enfermarias; 10 leitos no Centro Cirúrgico para cesáreas; 7 UTIS neonatal; 5 UTIS para cuidados intermediários; e dois espaços para unidade canguru; além de salas destinadas aos atendimentos ambulatoriais, administrativos e laboratoriais. As salas de parto normal possuem banheiras para os partos humanizados.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá