Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 21 de novembro de 2022 - 13:02h
Juventude Sangue Bom: campanha ultrapassa meta e arrecada bolsas que podem salvar mais de 400 pessoas 
Estratégia mobilizou 112 jovens doadores do programa Amapá Jovem, a expectativa era conseguir 60 doações.
Por:
Cada bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas

A 7ª Campanha Juventude Sangue Bom ultrapassou a meta e, em apenas dois dias, conseguiu doações de bolsas de sangue suficientes para salvar até 448 pessoas. Os bolsistas do Amapá Jovem lideraram a estratégia de busca por voluntários para contribuir com o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Hemoap). 

Coordenada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para Juventude (Sejuv), a campanha busca despertar nos jovens o voluntariado e o sentimento de ajudar o próximo.

Nesta edição, a expectativa era conseguir 60 doações por meio de amigos, vizinhos e familiares dos bolsistas, mas esse número foi atingido ainda no primeiro dia da campanha, que aconteceu entre 17 e 18 de novembro. 

Ao todo, a estratégia atraiu 112 voluntários aptos a ajudar - a doação de cada um deles pode salvar até 4 vidas. 

“Com esse resultado, percebemos que a campanha alcançou o objetivo de sensibilizar os jovens a serem solidários e doar sangue”, disse o gestor da Sejuv, Pedro Filé.

O gestor destacou que, nesta edição, 90% das doações foram de jovens doando sangue pela primeira vez. Eles podem se tornar doadores frequentes. 

Ao todo, mais de 240 pessoas compareceram ao Hemoap para ajudar, mas algumas não estavam aptas à doação. Elas foram orientadas sobre os critérios e podem voltar ao instituto em outro momento para colaborar e incentivar outras pessoas a doarem. 

Juventude Sangue Bom

A campanha iniciou em 2019.  Em 2020, houve duas edições, uma vez que, por conta da pandemia, o estoque de sangue do Hemoap ficou muito baixo e, com as doações, foi possível manter o banco em dia, arrecadando 166 bolsas. Já em 2021, foram 146 bolsas. Somando as edições de 2021 e 2022, foram mais de 2.500 jovens envolvidos e mais de 1.700 vidas salvas com as doações.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá