Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 21 de março de 2023 - 13:13h
Ueap e Hospital de Amor ofertam exames de mamografia para mulheres de 40 a 69 anos de idade no centro de Macapá
Atendimentos estão abertos para a comunidade acadêmica e ao público em geral até a sexta-feira, 24 em horário específicos pela manhã e tarde.
Por: Marcelle Corrêa
Foto: Maksuel Martins/GEA
Mulheres de 40 a 69 anos estão sendo atendidas na Carreta do Hospital de Amor estacionada na Ueap

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) em parceria com o Hospital de Amor (HA) está ofertando exames de mamografia para mulheres de 40 a 69 anos. Além da comunidade acadêmica, os atendimentos também estão abertos ao público em geral e podem ser realizados até a sexta-feira, 24, em horário específicos, pela manhã e tarde. (veja horários no fim desta reportagem)

As mulheres realizam o procedimento gratuitamente na Carreta do Hospital de Amor que está instalada no estacionamento da Ueap, situada na Avenida presidente Vargas, no centro de Macapá. Para realizar o exame, a interessada deve levar o RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.Parceiras na saúde
As irmãs Antônia Morais, de 60 anos, e Maria Morais, 49, vieram juntas para realizar a mamografia. A Antônia está fazendo o procedimento pela segunda vez e a Maria é a primeira vez que vai passar pelo método.

"Assim que soube dessa ação comuniquei minha irmã e viemos. Eu estava precisando e estou muito feliz com essa oportunidade, pois é um exame que tem um alto custo e hoje temos a possibilidade de fazer de graça. É a primeira vez que vou fazer o exame que é uma prevenção muto importante para a nossa saúde, um exame que pode salvar vidas”, disse Antônia.

A vice-reitora da Ueap, Marcela Videira fala que a parceria foi idealizada, e em março fortalecida e colocada em prática.

"É importante ressaltar que além dos exames as mulheres recebem orientações dos profissionais do Hospital de Amor sobre a saúde feminina e que devem procurar durante todo o ano esses cuidados. Ações como essas de prevenção do câncer de mama é importante para popularizar e disseminar a relevância de haver esse monitoramento”, enfatizou a vice-reitora.A coordenadora da unidade móvel do HA, Lais Barros, conta que trazer a carreta para a Ueap é uma ferramenta para alcançar públicos diversos que passam diariamente pelo centro da capital.

"Conseguimos atender quem não tem a facilidade de estar indo até o hospital durante o decorrer da semana, que mora em alguma localidade mais distante e está de passagem por Macapá. A gente abre um leque de oportunidades para as mulheres realizarem este exame que é um pouco restrito”, destacou a coordenadora.

Lais adianta que o próximo local a receber a unidade será o Hospital de Emergência (HE), nos dias 27 e 28 de março.

Onde buscar o resultado?
Os resultados dos exames são entregues em um prazo de 30 a 45 dias na sede do Hospital de Amor, que fica Rua Carlos Daniel, 456 - Infraero II. Caso alguma alteração seja detectada a paciente é convocada para acompanhamento médico no HA. Outras informações podem ser obtidas pelo contato: 3312-6600

Serviço
Exames de mamografia na Carreta do Hospital de Amor
Dias: 21 a 24 de março
Horários: manhã (8h às 12h) e tarde (13h às 17h30)
Local: estacionamento da Ueap, na Avenida Presidente Vargas, Centro

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá