Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 20 de maio de 2023 - 14:00h
'Quero um emprego de carteira assinada', diz jovem atendida na Caravana do Trabalhador
Ana Cláudia Penha fez cadastro no Sistema Nacional de Emprego. Foram mais de 1,4 mil atendimentos neste sábado, 20.
Por: João Clésio .Colaboradores: Alice Valena
Foto: Sete/Divulgação
A jovem Ana Cláudia Penha, de 24 anos, aproveitou para se cadastrar no Sine

A Caravana do Trabalhador promoveu 1.433 atendimentos neste sábado, 20, no bairro Perpétuo Socorro, na Zona Leste de Macapá. Quem aproveitou para fazer o cadastro no Sistema Nacional do Emprego (Sine) e concorrer a uma vaga foi a jovem Ana Cláudia Penha, de 24 anos.

"Eu vi nas redes sociais o cartaz da ação e vim. Já trabalhei como vendedora e agora quero um emprego de carteira assinada novamente", disse Ana Cláudia.

A ação é realizada pelo Governo do Amapá e está inserida na programação do Mês do Trabalhador. Os atendimentos ocorreram na Escola Estadual Deuzuíte Cavalcante.

O ajudante de pedreiro Gilnei Rocha, de 40 anos, veio do bairro Zerão, na Zona Sul da capital, para dar entrada no Seguro Desemprego. O foco agora é conseguir voltar a trabalhar. "Que bom que na Caravana pude acessar todos esses serviços num fim de semana", pontuou Rocha.



A ação itinerante também abriu espaço para o empreendedorismo e as manualidades. A vendedora Michele Portilho faturou com a venda de sanduíches naturais, cachorro-quente, empadas e sucos.

"Investi uns R$ 800 na compra de todo o material e vendi quase R$ 1,5 mil. Para um sábado, é excelente. A caravana proporcionou essa renda extra para a minha família", contou a empreendedora.

Cidadania
Os serviços de cidadania e assistência social são alguns dos mais buscados na Caravana do Trabalhador, que já atendeu famílias do Conjunto Macapaba e da Fazendinha.

O Programa Acolher Amapá levou atendimentos como o recadastramento de benefícios como o Renda para Viver Melhor, Passe Livre e de entidades sociais.



A Caravana também realizou emissão de documentos básicos, como a 1ª e 2ª vias da carteira de identidade, cartão do SUS e 2ª via do CPF.

A técnica de enfermagem, Maria Izolda, mora em Macapá mas trabalha na comunidade do Jaburuzinho, no arquipélago do Bailique, e solicitou a 2ª via da sua identidade durante o período de folga do trabalho.

“Como técnica de enfermagem eu participo de ações como essa. Sei que a comunidade do bairro Perpétuo Socorro agradece, pois muitos necessitam desses serviços em dias ou horários ampliados, principalmente para documentos”, ressaltou a técnica.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá