Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 18 de maio de 2023 - 07:00h
‘Sinto mais segurança para mim e o meu bebê com a vacina’, diz mãe atendida no Hospital da Criança e do Adolescente
Moradora de Afuá-PA, Enizete Pacheco, e a filha Ana Beatriz, receberam doses da tríplice viral e influenza. AP vive surto de síndromes respiratórias.
Por: Claudio Morais
Foto: Lucas Nunes e Mônica Silva/GEA
Mãe e filha viajaram cerca de 4 horas em um barco para receberem atendimento no Amapá

As vacinas são a principal forma de prevenir síndromes gripais, evitar a disseminação dos vírus e a evolução da doença para casos mais graves. Esse foi um cuidado que a moradora do município de Afuá-PA, Enizete Pacheco, recebeu no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) ao apresentar o cartão de vacinação. Ela acompanha a pequena Ana Beatriz, com 4 anos de idade, no tratamento contra pneumonia.

Grávida de oito meses e com a filha já na fase final de recuperação, elas receberam doses da Tríplice Viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola; e a Influenza, que previne o contágio e agravos de síndromes gripais.

"Eu sinto mais segurança para mim e para o meu bebê com a vacina. A Ana tem um problema no coração, por isso, é mais um motivo que o médico disse para nós não deixarmos de vacinar”, conta Enizete ao ser imunizada pela equipe do HCA.

Foram quatro horas de viagem em um barco para receberem atendimento no Amapá logo que percebeu os primeiros sintomas da doença, no último domingo, 14. A menor distância em comparação com o Pará faz com que os moradores da região marajoara busquem os serviços públicos no lado amapaense do rio Amazonas.

Vacinação atualizada
A presidente da Sociedade Amapaense de Pediatria, médica Camila Salomão, reforça a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada, sobretudo em razão do surto de síndromes gripais e respiratórias. O Governo do Estado decretou no sábado, 13, situação de emergência em saúde pública por conta da alta de casos e internações.

"Nós precisamos do apoio de toda a população para que levem suas crianças, a partir dos 6 meses de idade, para vacinação. O melhor é prevenir, para que não evoluam para as formas graves da doença e não precisem ocupar leitos de UTI. Estamos em um momento crítico e precisamos do apoio de todos", enfatiza Camila.

Os dados epidemiológicos apontam que de janeiro até a primeira semana de maio deste ano, o Amapá teve aumento de 53,11% nos casos de síndrome gripal, e 108,33% evoluíram para as formas mais graves da doença, comparado ao mesmo período de 2022.

A pediatra reforça que as vacinas são um meio seguro e confiável de prevenção, disponíveis para todo o público a partir dos 6 meses de idade. Desde março, o Governo já distribuiu mais de 264 mil doses dos imunizantes, que são aplicados pelos municípios nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Além da Influenza, é importante estar atento a outras doenças preveníveis pela vacinação, como o sarampo, poliomielite e a meningite. O Ministério da Saúde disponibiliza on-line o calendário completo, com a lista de vacinas, doenças que são prevenidas, número de doses, entre outras informações.

O órgão enfatiza que eventuais reações, como febre e dor local, podem ocorrer após a aplicação, mas os benefícios são muito maiores que qualquer desconforto temporário. Toda vacina licenciada para uso passou antes por avaliação em cada etapa da produção, garantindo assim segurança para a população.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá