Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 17 de março de 2023 - 14:00h
Polícia Militar faz blitz educativa sobre o sistema on-line de Declaração de Acidentes de Trânsito
Ação aconteceu nesta sexta-feira, 17, na área comercial de Macapá com orientações e adesivagem dos veículos.
Por: Rodrigo Juarez
Foto: Israel Cardoso/GEA
Policiais do Batalhão de Trânsito abordaram os motoristas e explicaram sobre o novo sistema

Com o objetivo de divulgar o registro on-line da Declaração de Acidente de Trânsito (DAT), a Polícia Militar realizou uma blitz educativa nesta sexta-feira, 17, com orientações e adesivagem na área comercial de Macapá.

Durante a ação, policiais do Batalhão de Trânsito (BPTran) abordaram os motoristas e explicaram sobre o novo sistema para registrar acidentes de baixa complexidade, como os casos de danos materiais, que agora podem ser feitos pela internet no celular ou computador.

"Estamos intensificando as ações educativas junto aos motoristas, colocando os adesivos nos veículos com o QR Code que tem o link direto para o DAT onde é feito o registro dos acidentes de trânsito de forma virtual por quem está envolvido nos sinistros ou por testemunhas”, disse a major, Francicleide Oliveira, comandante do BPTran.

A oficial destacou que o Batalhão de Trânsito, em casos mais graves, como acidentes com vítimas, carros oficiais e danos ao meio ambiente, como vazamento de combustível, além de grande impacto aos condutores, segue atendendo no local.
O sistema do DAT é on-line, disponibilizado por meio de um convênio com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Saiba como registrar o DAT:

  1. Acesse o site https://dat.pm.portal.ap.gov.br/declarante/declaracao;
  2. Clique na aba a "Iniciar Declaração";
  3. Leia os Termos e Condições de Uso e prossiga com o preenchimento das informações pessoais; dos veículos envolvidos; e da narrativa do acidente.


O declarante deve ser maior de 18 anos, sendo responsável pelas informações oferecidas no DAT, podendo sofrer sanções penais ou administrativas diante de informações falsas.

Durante o processo, serão registrados o IP (endereço exclusivo que identifica um dispositivo na Internet) e a data de abertura da declaração.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá