Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 16 de novembro de 2022 - 14:00h
Inspeção oficial: Governo do Amapá certifica novas empresas de produtos de origem animal e vegetal
Estabelecimentos passam a ter produtos certificados para comercialização em todo o Estado.
Por:
Foto: Erich Macias
Diagro é a responsável pela inspeção e registro de indústrias de produtos de origem animal e vegetal

O Governo do Amapá promoveu, nesta quarta-feira, 16, no Palácio do Setentrião, a entrega do SIE (Serviço de Inspeção Estadual) as novas empresas locais, que passam a ter os produtos da agroindústria certificados para comercialização em todo o Estado com o título de registro de inspeção oficial da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro).

A Diagro é a responsável pelo registro de indústrias de produtos de origem animal e vegetal, bem como pela inspeção industrial e sanitária do que elas produzem, prezando pela saúde pública.

Na ocasião do evento, foram entregues títulos de registros à estabelecimento de produtos que beneficiam polpas de frutas, pescados e derivados da mandioca, dos municípios de Porto Grande, Santana e Macapá, respectivamente.

 

VEJA MAIS FOTOS AQUI

Ao todo, o Estado possuí 24 industrias certificadas com o SIE. Os empreendimentos só são certificados após atenderem a todos os critérios técnicos estabelecidos pela Legislação, dentre as exigências constam entrega de documentos, licença ambiental, treinamento de pessoal, entre outros. A parte de estrutura da empresa também precisa ser aprovada pela Diagro para poder produzir e entregar o produto no mercado local.

O governador Waldez Góes realçou a importância econômica dos produtos de origem animal e vegetal produzidos pelo Amapá serem inspecionados, não somente para abastecer o mercado interno, mas sempre pensando na participação deles no mercado nacional e internacional de alimentos, de maneira que a certificação garante a comercialização de um produto de qualidade.

“Nesse evento fica evidente que a política pública do nosso governo está funcionando em todas as áreas, tanto na defesa sanitária animal e vegetal, quanto na inspeção dos produtos. É uma demonstração que a política pública do estado está fluindo”, apontou Góes.

O produtor rural Waldir Amoras, morador do Distrito do Pacuí, com a certificação da Diagro, passa a ter o primeiro estabelecimento certificado com autorização para produzir, embalar e comercializar farinha de mandioca no Amapá.

Apesar do Estado ter anos de produção do derivado da mandioca, os produtos vendidos nas prateleiras dos supermercados não são produzidos no Amapá, sendo somente embalados por empresas locais que comercializam no mercado interno.

“É importante para o Amapá porque é a primeira casa de farinha registrada no Estado e, para mim, é de uma importância muito grande porque sou um pequeno agricultor. É uma satisfação ter o produto certificado pela Diagro, que está ansiosa para ver a casa de farinha produzindo e entregando ao mercado de Macapá e de todo o estado”, frisou Waldir.

Estrutura Diagro

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro/AP) conta 16 Escritórios de Atendimento às Comunidades (EAC), sendo 11 deles Unidades Veterinárias Locais (UVL), em 15 municípios do Estado.

A Diagro conta ainda com estrutura de Unidade Central, Serviço de Inspeção Estadual e um posto fixo no Aeroporto Internacional de Macapá.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Erich Macias 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá