Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 16 de setembro de 2021 - 22:09h
Projeto Cine Perifa promove oficina de audiovisual para bolsistas do Amapá Jovem
Capacitação encerra na sexta, 17,com exposição de vídeos produzidos pelos jovens.
Por:
Foto: Rafael Aleixo
Com apoio do Governo, projeto realizará oficinas em diversos municípios do estado.

O Governo do Amapá, com apoio do projeto Cine Perifa, encerra nesta sexta-feira, 17, a primeira edição da oficina ‘Introdução ao Audiovisual’, que capacita 20 bolsistas do Programa Amapá Jovem com orientações sobre os princípios da fotografia e som para cinema, além de técnicas de montagem cinematográfica e iluminação, que são repassados pelos instrutores e bolsistas do projeto.

No último dia de curso, a partir das 10:30h, a turma de alunos exibirá filmes-carta produzidos sob a coordenação da equipe. As secretarias de Ciência e Tecnologia (Setec) e da Juventude (Sejuv) fazem parte da organização da oficina.

Milton Augusto, 19, é bolsista do Amapá Jovem e está produzindo com seu grupo um vídeo com informações e curiosidades sobre a Fortaleza de São José de Macapá para fins turísticos.

“A oficina está sendo muito boa. Estamos aprendendo várias técnicas de como criar, produzir e publicar nossos vídeos. Meu grupo escolheu a Fortaleza de São José para falar um pouco sobre sua história, como a criação e quem construiu”, explicou o jovem.

A cooperação é liderada pelo Núcleo de Produção Audiovisual Independente, com sede em Macapá, vinculado ao Instituto Socioambiental e Cultural Tarumã, e o Governo do Estado. O objetivo é atender 60 beneficiários do Amapá Jovem até novembro deste ano.

André Cantuária é um dos coordenadores do Cine Perifa e explica a atuação do projeto, que realizará ainda este ano oficinas itinerantes pelo interior do Amapá.

“O Cine Perifa trabalha com cinema e educação, promovendo diversas oficinas em escolas e periferias. Nas próximas semanas, estaremos realizando capacitações nos municípios de Amapá, Calçoene, Ferreira Gomes e Oiapoque, inclusive em áreas indígenas também”, informou André Cantuária.

Formação, produção e apoio

O projeto Cine Perifa foi criado para promover oficinas de formação em cinema e educação para crianças, estudantes, professores e profissionais interessados. A iniciativa também trabalha com a produção de materiais de forma gratuita e no apoio a outros projetos e programas sociais. Com o Espaço Popular de Audiovisual (EPA), localizado no bairro Cidade Nova I, seu núcleo de produção conteúdos cinematográficos, bolsistas, interessados e outros projetos sociais podem utilizar equipamentos de vídeo para estudar e produzir.

Cine Perifa

O projeto iniciou em 2016, como iniciativa de estudantes da Universidade Federal do Amapá (Unifap), com a proposta de ofertar oficinas de cinema em escolas públicas das periferias do Estado. Até hoje, mais de 500 crianças e jovens já integraram as ações, do mesmo modo, os professores que, após a saída do projeto, têm o papel de multiplicadores dos conteúdos ministrados pelos instrutores.

Muito além de apenas uma perspectiva do conhecimento, o Cine Perifa oferece a oportunidade da produção de obras audiovisuais pelos participantes do projeto, tornando públicas as narrativas, histórias e lutas das periferias. Essa é a uma forma de incentivar a difusão daquilo que reflete as realidades por onde o projeto passa.

Em 2019, o projeto ganhou um forte aliado nesse trabalho, o Movimento Bem Maior, organização social, sem fins lucrativos, que atua identificando, conectando e viabilizando importantes iniciativas de impacto social com um único objetivo: fortalecer o ecossistema filantrópico no Brasil.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá