quinta, 16 de março de 2023 - 14:00h
Defesa Civil Estadual monitora rios e áreas com risco de cheia na Região Sul do Amapá
Técnicos das prefeituras de Laranjal do Jari e Vitória do Jari foram orientados sobre as medidas preventivas.
Por: Rodrigo Juarez
Foto: Divulgação/Defesa Civil
Equipe da Cedec durante vistorias em áreas com risco de alagamentos

Com o avanço do período chuvoso no Amapá, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) está desde a última segunda-feira, 13, no Região Sul, atuando no monitoramento dos rios e áreas de risco dos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari.

A ação também tem o objetivo de orientar técnicos das prefeituras sobre as medidas preventivas de enfrentamento das possíveis cheias e inundações.

"Estamos visitando os dois municípios para tratar da preparação para os casos de inundações, que geralmente iniciam na segunda quinzena do mês de abril”, destacou o secretário executivo da Cedec, coronel Janary Picanço.

Em Laranjal do Jari, os técnicos da Cedec foram recebidos pelo prefeito Márcio Serrão e equipe da Defesa Civil Municipal onde foram tratadas as respostas que serão adotadas em caso de ocorrência de cheia causada pelo transbordamento do Rio Jari.

O histórico de inundação nos últimos anos no município requer um planejamento antecipado das condições técnicas, logísticas e operacionais disponíveis a serem empregadas num possível sinistro.

"Certamente, essas ações, em parceria com o Governo do Estado e com o Governo Federal, melhoram as condições dos moradores e minimizam os impactos provocados pelas inundações”, disse Márcio Serrão, prefeito de Laranjal do Jari.No município de Vitória do Jari, além do monitoramento os técnicos da Defesa Civil também atualizaram o Plano de Contingência para Inundações, alinhando ações com o Plano de Atuação Integrada, do Governo do Estado. A reunião aconteceu na Câmara Municipal com a presença do vice-prefeito, Antônio Waldez Souza, secretários municipais e vereadores.

Previsão do tempo
Confira a previsão do tempo nos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari para os próximos dias, segundo o boletim do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).

Quinta-Feira, 16
Há previsão de chuvas variando de intensidade fraca a moderada. As chuvas mais intensas devem ocorrer na bacia do Rio Jari, com variação entre 17 e 50 milímetros.

Sexta-Feira, 17
Chuvas de intensidade fraca a moderada sobre os municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, com acumulados variando entre 7 e 18 milímetros. As pancadas rápidas de chuvas fortes em áreas isoladas pelos interiores e centros urbanos devem ocorrer a qualquer hora do dia, podendo vir acompanhadas de ventos fortes, trovoadas e registrar acumulados de chuvas indefinidos.

Sábado, 18
Há previsão de chuvas variando de intensidade leve a fraca em grande parte do estado, com acumulados variando entre 01 e 07 mm. As chuvas mais intensas deverão ocorrer sobre os municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, com acumulados variando entre 8 e 20 milímetros.

Orientações
Além do monitoramento, as equipes da Defesa Civil também levam orientação aos moradores que residem nas áreas de risco, principalmente em como agir nas ocorrências de alagamentos. Em caso de emergências, o cidadão deve ligar para a Defesa Civil, no 193.