Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 16 de março de 2023 - 12:15h
Com baixa no estoque, Banco de Leite Humano convoca doadoras no AP
Unidade é responsável pelo abastecimento da UTI neonatal do Hospital da Mulher Mãe Luzia.
Por: Jamile Moreira
Foto: Gabriel Maciel/Sesa
Cada frasco de leite pode alimentar até dez crianças

O Banco de Leite Humano (BLH) registra neste mês de março uma baixa no estoque. O local é responsável por armazenar o alimento materno e fornecer ao Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) que possui, atualmente, 22 recém-nascidos internados na UTI neonatal e precisam da doação para se alimentar.

De acordo com a coordenadora do BLH, Darcineide Dias, a queda no estoque aconteceu por conta do pouco número de doadoras cadastradas no banco. Atualmente, são apenas 34 mulheres, por isso, a necessidade de renovar o cadastro periodicamente.

"São diversos os fatores que fazem com que o recém-nascido precise de cuidados neonatais, é nesse momento que eles contam com a ajuda de mães que tenham um excedente de leite para se alimentar. Com um frasco de leite, é possível alimentar até 10 bebês”, afirmou a coordenadora.

Doação domiciliar
O BLH também possibilita que a doação seja feita em domicílio, com mais conforto para a mulher, evitando o deslocamento.

Nesses casos, os servidores vão até a casa da doadora para realizar orientações sobre a coleta e armazenamento, além de fazer a entrega de kit para doação, que é composto por frascos enroscáveis. Após uma semana a equipe retorna até o local para recolher o alimento.

Como doar?
Para tornar-se uma doadora de leite ou receber orientações sobre amamentação, a interessada pode ir ao BLH, que funciona 24 horas, na esquina da Av. FAB com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Central ou entrar em contato pelo número (96) 98115-9018, que também é WhatsApp.

Ao entrar em contato, a mulher realiza um cadastro e recebe orientações sobre a coleta e o armazenamento. Para doar, é necessário estar saudável, ter excedente de produção e condições de congelar o leite retirado.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá