quinta, 15 de abril de 2021 - 12:56h
Ação integrada imuniza jovens e adolescentes contra HPV e outras doenças
A vacinação ocorre nos dias 15 e 16 de abril nas dependências das escolas Antônio Munhoz, na zona norte e Tiradentes, no centro de Macapá.
Por: .Colaboradores: Marcelo Guido
Foto: Alessandro Veloso
Vacinas estão disponíveis para pessoas de 9 a 14 anos.

Adolescentes com idade entre 9 e 14 anos são alvo da campanha de vacinação contra o HPV, a Meningocócica ACWY e a Tríplice Viral, que combate as doenças como sarampo, caxumba e rubéola. A imunização ocorre nesta quinta-feira, 15, e na sexta-fera, 16, das 9h às 13h, nas escolas Antonio Munhoz e Tiradentes. O trabalho é feito pela Prefeitura de Macapá em parceria com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

Durante esses dias serão ofertadas mais de 35 mil doses da Tríplice Viral, 2 mil doses da ACWY e 4 mil doses contra o HPV.

"Orientamos os 16 municípios do estado a fazer esse tipo de ação com foco principal nos adolescentes em idade escolar. Entendemos que no período de aulas presenciais fica mais fácil, mas como tudo mudou na pandemia é importantíssimo que os pais aproveitem para atualizar o cartão de vacinação dos seus filhos", comentou Andrea Marvão, chefe da Unidade Imunobiológico da SVS.

Dorinaldo Malafaia, Superintendente da SVS no Amapá, afirma que a ação é importante para combater as doenças que podem ser evitadas através de vacina nos municípios.

"É necessário que os pais procurem os locais de vacinação com o intuito responsável de imunizar os seus filhos contra essas doenças. Nós da SVS estaremos a postos para orientar e vacinar todos os que forem ao local de vacinação", enfatizou o gestor.

A campanha é aberta a toda população, e os interessados deverão estar munidos dos cartões de vacinação ou documentos de identidade.