Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 16 de março de 2023 - 07:00h
Polícia Civil e Procon fazem operação contra crimes de saúde pública e do consumidor
Uma pessoa foi presa durante a ação na quarta-feira, 15. Iniciativa faz parte da programação da Semana do Consumidor no Amapá
Por: Rodrigo Juarez
Foto: Lucas Brito/PC
Polícia Civil e órgãos de fiscalização durante a ação em estabelecimentos de Macapá

Como parte da programação da Semana do Consumidor no Amapá, a Polícia Civil realizou na quarta-feira, 15, a “Operação Saúde do Consumidor IV”, contra violações ao direito dos consumidores e comercialização de produtos impróprios para o consumo humano. 

Ação foi coordenada pela Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Deccon) e Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon-AP). 


De acordo com a delegada Janeci Monteiro, foram fiscalizados estabelecimentos em várias áreas da capital para verificar a validade dos produtos, a adequação às normas de armazenamento e origens.

"Avaliamos também as condições das mercadorias e identificando aquelas inadequadas e que configurem crime contra as relações de consumo”, disse a titular da Deccon.
Para o diretor do Procon-AP, Matheus Costa, a ação é um dos pontos alto da programação e marca o Dia do Consumidor, celebrado neste 15 de março.

"Estamos na ação em defesa da saúde do consumidor, atuando no combate aos produtos vencidos e irregulares, multando e também cobrando as publicidades adequadas, reais e visíveis dos preços e do Código do Consumidor", destacou o diretor-presidente.

A operação contou com a cooperação da Polícia Científica, Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) e Vigilância Sanitária de Macapá, que atuaram na inspeção das condições, validades e armazenamento dos produtos de origens agropecuárias, animal, vegetal e industrial, para identificação de infrações ou crimes.

As fiscalizações aconteceram em dois supermercados, uma distribuidora de bebidas e uma fábrica de goma de tapioca e farinha. Recomendações e autos de infração foram expedidos e uma pessoa foi presa em flagrante pela Polícia Civil por crime contra as relações de consumo, que é inafiançável, além da apreensão de 200 quilos de goma de tapioca.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá