Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 15 de março de 2023 - 17:00h
Governo do Amapá abastece hospitais estaduais com novos medicamentos
Unidades de saúde de Macapá, Santana, Oiapoque, Laranjal do Jari e Serra do Navio também recebem insumos, como seringas e agulhas. 
Por: Cássia Lima
Foto: Gabriel Maciel
A dificuldade encontrada hoje é de organizar todo o estoque no pequeno espaço da farmácia

Após adquirir quase R$ 7 milhões em medicamentos e insumos, o Governo do Amapá abastece farmácias de todas as unidades de saúde do Estado. A medida faz parte das ações emergenciais da nova gestão para melhorar o atendimento oferecido pelos hospitais estaduais à população. 

Dentre os itens já entregues às unidades hospitalares, estão: medicamentos oncológicos, antibióticos, analgésicos, anti-hipertensivos, diuréticos, vasodilatadores, anestésicos, soro fisiológico e glicosado, fios de cirurgia, entre outros.

De acordo com a necessidade de cada unidade, a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica do Amapá (CAF) distribui os medicamentos aos hospitais de Macapá, Santana, Oiapoque, Laranjal do Jari e Serra do Navio. Até o fim desta semana, novas remessas serão enviadas, segundo o diretor da CAF, Carlos Sena. 

“Pela primeira vez, conseguimos, depois de muito esforço, abastecer todas as unidades. Ainda existem muitos itens em falta, mas já é um avanço suprir mais que a necessidade mínima de muitas unidades”, destacou.

O Hospital de Emergências (HE) é uma das unidades abastecidas. Antes, o hospital sofreu com a falta de medicamentos básicos e insumos. Em alguns casos, cirurgias foram canceladas por causa da falta de fios do procedimento ou telas.

De acordo com a responsável técnica da farmácia do HE, a farmacêutica Diana Dias, agora é preciso organizar o espaço para organizar todos os medicamentos e insumos recém-chegados. 

"Nós já chegamos a ter cirurgias canceladas por faltas de fios, campo operatório e malha/tela de polipropileno, mas, hoje, nossa maior dificuldade é a questão do espaço físico da farmácia para organizar os medicamentos e correlatos", destacou.

Apenas no HE, há cerca de 180 itens de medicamentos e 204 itens correlatos. Todo o material é dispensado diariamente, conforme a necessidade dos pacientes e com as devidas orientações médicas. Entre as principais necessidades do hospital, estão insumos e antibióticos. 

“É parte do nosso esforço diário a aquisição de insumos e medicamentos. Já tivemos muita dificuldade de faltar mesmo, mas conseguimos estabilizar esse abastecimento com esforço e gestão continua. Hoje, temos dificuldades de medicações muito pontuais”, disse a administradora do HE, Rainize Marques.

Mais aquisições

A secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, explica que atualmente existe um processo emergencial em andamento para aquisição de mais medicamentos, insumos e correlatos e que ainda existe outro processo regular próximo de ser licitado.

“Temos dois processos em andamento para que esse abastecimento seja contínuo e que as maiores necessidades sejam estabilizadas. Porém, ainda aguardamos chegar cerca de 40% do que já foi licitado”, disse.

Unacon

Uma das  prioridades da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) são os medicamentos da Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon), que são mais caros, tem o processo de compra longo e todos vêm de fornecedores de fora do Amapá.

Segundo o coordenador do CAF, a Sesa adquiriu os medicamentos quimioterápicos que estavam em falta. Apenas 3 ainda não foram entregues, os demais estão com estoque regular. Remédios oncológicos, como comprimidos e injetáveis, além de medicamentos indicados para os casos de câncer de pulmão, ovário e outros tipos de tumores já estão na Unacon. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá