Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 15 de março de 2023 - 12:17h
Amapá consolida ensino universitário no interior com entrega oficial do Campus Território dos Lagos
Inauguração está prevista para 24 de março, no município de Amapá. Local está equipado com salas de aula e laboratórios para atividades práticas. 
Por: Marcelle Corrêa .Colaboradores: Worchiely Costa
Foto: Divulgação/Ueap
Área administrativa do novo campus

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) consolida o ensino universitário no interior com a inauguração oficial do Campus Tecnológico Território dos Lagos, no município de Amapá. A entrega está prevista para a próxima sexta-feira, 24, e marca os 17 anos de criação da universidade. 

No local, a Ueap já oferta os cursos de Engenharia Agronômica e licenciatura em Matemática, ambos já autorizados pelo Conselho Estadual de Educação. Através de uma parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e a Universidade Federal do Amapá (Unifap), o campus também irá atender também o curso de Zootecnia.

“O espaço poderá ser utilizado por outros cursos da universidade que, porventura, necessitem de espaço para atividades práticas, por exemplo na área da Aquicultura (cultivo de peixes)”, explicou chefe da Unidade de Interiorização da Ueap, Luana Bittencourt

O governador, Clécio Luís, destaca que o crescimento da Ueap para o interior será acompanhado de mais profissionais por meio do concurso público lançado nesta quarta-feira, 15, com 101 vagas para compor o quadro administrativo da universidade. 

"Os aprovados neste concurso serão contratatos para atuar, também, no campus Território dos Lagos,  pela necessidade deste efetivo para o pleno funcionamento do polo", afirmou Clécio Luís.

Além de atender o município de Amapá, o campus também recebe estudantes de Pracuúba, Calçoene e Tartarugalzinho. Todas essas cidades compõem a chamada Região dos Lagos, conhecida pela vocação para o setor da agropecuário. O campus foi instalado para incentivar essa potencialidade com mão de obra qualificada, ampliando o desenvolvimento econômico, um dos compromissos da nova gestão. 

"Esse campus dá aos nossos jovens a oportunidade de conquistar a graduação sem precisar vir para a capital", destacou o prefeito de Amapá, Carlos Sampaio.

Novo espaço

Com a nova estrutura, o Governo do Amapá entrega um campus com auditório, salas de aula e sala administrativa, além de 6 laboratórios: Herbário; de Tecnologia e Processamento de Origem Vegetal; de Tecnologia e Processamento de Origem Animal; Microbiologia; Fitopatologia e a Sala Quente, um ambiente próprio para experimentos que necessitam de temperaturas elevadas.

“A entrega oficial desse campus é um marco para essa região, pois será um espaço que vai atender as potencialidades e, com certeza, outros cursos virão, cursos que a população tanto precisa”, disse Luana Bittencourt.

O Campus Território dos Lagos foi inaugurado em 25 de junho de 2018 e teve suas primeiras instalações no prédio anexo à estrutura da Escola Estadual Vidal de Negreiros no município de Amapá.

 

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá