Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 14 de março de 2023 - 12:55h
Março de Lutas: Governo do Amapá busca fortalecer políticas para mulheres de Oiapoque 
Programação na cidade terá escuta pública com movimentos sociais, comunidade e instituições voltadas para os direitos da mulher. 
Por: Alice Palmerim
Foto: Deco de França
Sepm participa de um programa de rádio para divulgar o trabalho no município.

A programação Março de Lutas: construindo um novo tempo, do Governo do Amapá, chega a Oiapoque com ações de fortalecimento das políticas públicas para mulheres do município, que fica na área de fronteira com a Guiana Francesa, no norte do estado. 

A Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (Sepm) promove na cidade uma escuta pública para ouvir a comunidade, movimentos sociais e entidades sobre estratégias necessárias para ampliar a proteção e garantir mais oportunidades ao público feminino.  

A gestora da pasta, Adrianna Ramos, detalhou que o Março de Lutas foi idealizado para celebrar o mês da mulher, mas também para capacitar, acolher, valorizar e levar serviços. Para ela, as mulheres precisam de políticas específicas, sejam quilombolas, indígenas, ribeirinhas, do campo ou da cidade. 

“As mulheres da fronteira também precisam de atenção. Nossa visita é para ouvir e sentir a realidade de todas, promovendo a política da mulher de forma mais presente e realista", frisou Ramos. 

A agenda também incluiu visita à Câmara de Vereadores de Oiapoque para tratar sobre a necessidade de ampliação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), que cumpre o papel de acolher as vítimas de violência. Em 2022, o Cram de Oiapoque realizou 86 atendimentos. 

Outra demanda é a retomada da criação da Sala Lilás, que é uma garantia da Lei Maria da Penha, dentro da delegacia do município, para acolher, de forma humanizada, as vítimas de violência física e sexual.  

A gestora e equipe técnica da Sepm participou de um programa de rádio para divulgar o trabalho da Sepm no município. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá