terça, 12 de abril de 2022 - 17:48h
Plano Norte + Sustentável: Estado e Ministério da Agricultura debatem desenvolvimento agroflorestal e geração de renda
Oficina técnica vai definir as cadeias produtivas e vocações bioeconômicas dos estados da Amazônia Legal.
Por: Claudio Morais
Foto: Erich Macias/José Baía
Plano vai integrar políticas públicas de desenvolvimento agropecuário sustentável e geração de renda nas comunidades rurais.

Resultados, metodologias e vocações bioeconômicas nos 16 municípios do Amapá foram tema das discussões 1º Oficina Técnica para elaboração do Plano Norte + Sustentável, que reuniu representantes do Governo do Estado, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e outras instituições com trabalhos dedicados ao setor produtivo.

Durante o evento, o secretário da Fazenda (Sefaz), Eduardo Tavares, destacou  ações do Estado para o desenvolvimento agroflorestal sustentável e fortalecimento de cadeias produtivas, regularização fundiária e florestal.

De acordo com o secretário, que também é coordenador da Câmara Técnica de Planejamento do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, o Amapá vive um novo momento com os projetos da Nova Economia do Amapá, um plano do Estado focado em mercados estratégicos de Indústria Verde, Produção de Alimentos, Concessão Florestal Sustentável, Energia Renovável, Turismo, Infraestrutura de Integração.

“Estamos aqui sob a coordenação do governador, Waldez Góes, que é presidente do Consórcio Amazônia Legal, para fortalecer a participação dos estados na elaboração do plano Norte + Sustentável. O objetivo é repensar as estratégias de desenvolvimento da Amazônia, gerando emprego, renda e qualidade de vida, principalmente no setor primário. A ideia é que a gente possa criar sinergia entre as políticas públicas federais, estaduais e locais”, detalhou Tavares.

O principal objetivo dessas oficinas, que iniciaram no Amapá e que ocorrerão nos demais estados da Amazônia Legal até junho, é definir o público a ser atendido, as ações do Ministério e de cada Estado que irão conduzir as atividades e a vocação agroflorestal de cada comunidade agrícola. As ações têm como foco o desenvolvimento econômico em conformidade com as atividades tradicionais de cada região.

De acordo com o representante do Mapa, Rodrigo Almeida, o Amapá é estado de referência para iniciar este planejamento, graças a ampla capacidade de diálogo com os demais estados, e a execução de políticas públicas alinhadas com os objetivos gerais do plano.

“Vamos a cada estado para conhecer de perto os potenciais e os projetos que são desenvolvidos ali, e o Amapá possui essa proximidade com os demais entes regionais, desde a execução de projetos estruturantes para o desenvolvimento agropecuário, até a posição que ocupa no Consórcio Amazônia Legal, que favorece o diálogo e a cooperação”, detalhou Almeida.

Norte+Sustentável

É para promover diretrizes eficientes e a convergência de políticas públicas agropecuárias sustentáveis que o Plano Norte+Sustentável está sendo elaborado junto ao Mapa e aos Estados da Amazônia Legal. Regularização fundiária, manejo florestal sustentável e fortalecimento de arranjos produtivos locais são alguns dos principais eixos deste plano.

Nova Economia

A Nova Economia do Amapá é um Plano Estadual de Desenvolvimento da Economia Circular para o período 2022-2030. É um conjunto de políticas públicas para um novo e mais eficiente modelo de desenvolvimento econômico para o Estado, com a previsão de geração de mais emprego e renda, respeitando o meio ambiente e oportunizando a qualidade de vida aos amapaenses.