Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 11 de outubro de 2022 - 14:06h
Amapá Cacau: em Dia de Campo, produtores recebem orientações sobre plantio de mudas
Nesta fase do programa do Governo do Amapá, as atividades se concentraram na abertura das covas, preparo da terra e inserção de insumos, para o plantio a partir de dezembro.
Por: Weverton Façanha
Foto: Weverton Façanha
Produtores do município de Porto Grande recebem orientações de técnicos da SDR sobre o plantio de cacau na região

O Governo do Amapá realizou mais um Dia de Campo para iniciar mais nova etapa do Programa Amapá Cacau. As atividades se concentraram no preparo da terra, com inserção de insumos para o plantio das mudas. A ação ocorreu no município de Porto Grande.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o programa beneficia 420 famílias, com investimento de R$ 22 milhões, aproximadamente, através de 14 associações em nove municípios – Porto Grande, Pedra Branca, Serra do Navio, Ferreira Gomes, Mazagão, Tartarugalzinho, Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Calçoene.

De acordo com o gestor da SDR, Janer Gazel, o estado recebeu cerca de 200 mil sementes no mês de junho, transformou-as em mudas, e, agora se organiza para colocá-las na terra.

“Neste dia de campo, estamos marcando a etapa que antecede o plantio das mudas e como parte dos trabalhos nossos técnicos ainda repassaram informações sobre como deve ocorrer os serviços nesta fase, que não é somente abrir uma cova, mas sim observar o sombreamento e o volume de insumos”, informou o secretário.

Ele também ressaltou as informações para a plantação são fundamentais porque trata-se de uma nova cadeia produtiva no Amapá e isto requer alguns cuidados.

Para o técnico da SDR, Sérgio Cabral, o momento é de orientações para que no processo de plantio não ocorram perdas de mudas.

“Estamos com um processo em andamento e o auxílio aos produtores é fundamental para termos bons resultados e vamos acompanhar o plantio e o desenvolvimento das mudas”, destacou.

O produtor Pedro Mendes, que há mais de 30 anos vive da agricultura familiar, enalteceu mais a oportunidade de ter uma nova renda.

“Para nós, agricultores de Porto Grande, ter mais esse incentivo e mais essa cultura, como o cacau, é uma oportunidade de crescimento e assim, vamos recebendo orientações e alinhando o plantio com outras cultivares. Desta forma, teremos um só espaço mais de um plantio e isso faz com que, em um curto tempo, poderemos ter mais renda”, disse.

Além distribuição de sementes e mudas para o beneficiários, o Programa Amapá Cacau promove a construção de viveiros rústicos, preparo de área para o plantio e implemento de insumos; com o apoio técnico durante todo o processo até a colheita.

Parceria

Na primeira etapa, o programa recebeu, através de uma parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) do Pará e a Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), 100 mil sementes. Neste segundo momento, outras 200 mil para implantar a cadeia cacaueira no estado.

Os serviços em conjunto entre as entidades do Amapá e Pará, também já capacitaram 20 técnicos do estado para atuarem no setor.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Werventon Façanha

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá