Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 11 de junho de 2021 - 16:01h
Governo do Amapá lança edital com oferta de mais de 3 mil vagas em cursos técnicos e FIC
Ação faz parte do programa Profissionaliza Amapá. Inscrições iniciam neste sábado, 12 de junho.
Por:
Foto: Divulgação/Seed
Inscrições serão feitas exclusivamente pelo portal www.processoseletivo.ap.gov.br, de 12 a 16 de junho.

O Governo do Amapá, através de sua Secretaria de Educação, lançou nesta sexta-feira, 11, edital com 3.004 vagas em Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), ofertadas pelo programa Profissionaliza Amapá. As oportunidades estão distribuídas em oito centros profissionalizantes localizados em Macapá e Santana.

Clique aqui para fazer o download do edital

Os cursos técnicos ocorrerão nas modalidades concomitante (cursado durante o ensino médio) e subsequente (para os candidatos que já concluíram o ensino médio), e terão carga horária mínima de 800 horas, de acordo com as especificidades de cada curso. Já os cursos FIC, a carga horária é de 160 horas, com exigência que o candidato tenha concluído o ensino fundamental.

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, através do portal www.processoseletivo.ap.gov.br, no período de 12 a 16 de junho.

Cursos e Centros Profissionalizantes

As 3.004 vagas estão distribuídas em 42 cursos técnicos e 32 cursos FIC, das áreas de administração, agroecologia, artes visuais, artesanato, imagem, fotografia, línguas, jurídica, eventos, comércio, pesca, vídeo, saúde e outros. Cada Centro Profissionalizante tem cursos específicos. Confira a relação completa no edital.

Em Macapá as ofertas são para os centros: Graziela Reis de Souza; Walkíria Lima; Cândido Portinari; Josinete Oliveira Barroso (Cepajob); Danielle Mitterrand e Franco Amapaense. Em Santana, os centros ofertantes são: Maria Salomé Gomes Sares; e o Centro Integrado de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá (CIFPA).

Requisitos dos Cursos

Para os cursos técnicos dos centros Graziela Reis de Souza, Cepajob, Franco Amapaense, Maria Salomé Gomes Sares, CIFPA e Danielle Mitterrand:

Técnico Concomitante: o (a) candidato) deverá estar cursando o Ensino Médio, ter entre 15 e 19 anos e ter todos os documentos exigidos; apresentar nota final anual de Língua Portuguesa no 9º ano / 8ª série do Ensino Fundamental, com escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sem casa decimal.

Técnico Subsequente: o (a) candidato) ter concluído o Ensino Médio, ter 18 anos e ter todos os documentos exigidos; apresentar nota final anual de Língua Portuguesa no 9º ano / 8ª série do Ensino Fundamental, com escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sem casa decimal.

Para os cursos técnicos do centro Cândido Portinari serão necessárias habilidades específicas para os cursos artísticos conforme descreve o edital.

Para os cursos técnicos do Centro de Educação Profissional em Música Walkíria Lima o (a) candidato (a) poderá estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio, e possuir conhecimento musical prévio, tendo domínio de leitura musical (partitura), suficiente para execução teórica e prática do conteúdo exigido pelo edital.

Entre os requisitos necessários para inscrição em cursos FIC está o certificado de conclusão do ensino fundamental ou certificado do ensino médio.

Classificação

O processo seletivo para os cursos técnicos e FIC’s será dividido em duas fases:

  • Fase 1 dos Cursos Técnicos: inscrição das informações pessoais do (a) candidato(a) e com a submissão da nota final anual de língua portuguesa no 9º ano / 8ª série do Ensino Fundamental, com escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sem casa decimal, exceto para as habilidades de desenho e para os cursos técnicos de formação musical no centro Walkíria Lima.
  • Fase 1 dos Cursos FIC’s: ocorrerá por ordem de inscrição do candidato, obedecendo os requisitos previstos no edital os quais serão conferidos no ato da matrícula. 
  • Fase 2: apresentação da documentação/matrícula para os cursos técnicos em Nível Médio e FIC’s. Se as informações prestadas na inscrição não forem comprovadas, o (a) candidato (a) será desclassificado.

Matrícula

Os documentos exigidos para todos os cursos são:

  • 01 foto 3x4;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Documento de identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Cartão do SUS;
  • Certificado de Alistamento Militar ou Reservista (para homens maiores de 18 anos);
  • Comprovante de quitação eleitoral (maiores de 18 anos);
  • Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou Declaração Escolar ou Ficha Individual/ Boletim (para os cursos FIC’s e Técnicos Concomitantes);
  • Histórico Escolar do Ensino Médio ou Declaração Escolar (para os cursos Técnicos Subsequentes);
  • Se cotista: autodeclaração;
  • Se cotista: laudo médico especificando a deficiência (PNE);
  • Se cotista: Declaração da FUNAI atestado etnia indígena.

Os selecionados na fase 1 deverão encaminhar toda a documentação do acima relacionada em PDF para o e-mail do Centro de Educação Profissional para qual se inscreveu para análise documental. Relação de e-mail está no disponível no edital.

A Fase 1 para os cursos técnicos do CEPM Walkiria Lima compreende o envio da gravação (áudio e vídeo) de suas habilidades para que sejam avaliadas pela comissão de professores do referido Centro. Os classificados para fase II ainda farão exame teórico e prático descrito no edital.

A fase 1 para o curso técnico do CEPAV Candido Portinari consistirá na produção de para evidenciar as habilidades de desenho pelos candidatos classificados a partir das notas de Artes do 9º ano do ensino fundamental II ou antiga 8ª série do ensino fundamental.

QUADRO TOTAL VAGAS E CURSOS

Tipo

vagas

cursos

Técnico

1427

32

FIC

1577

42

Total

3004

74


Municípios atendidos:
Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Calçoene, Tartarugalzinho e Oiapoque.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá