terça, 11 de maio de 2021 - 18:34h
Em formatura online, estudantes de escola de gestão compartilhada celebram conclusão do ensino médio
Evento foi transmitido pela plataforma Google Meet e simbolizou a formatura presencial.
Foto: Arquivo Pessoal
Cada estudante ganhou um kit Formatura em Casa contendo itens que tornaram esse momento ainda mais especial.

A Escola Estadual de Gestão Compartilhada professora Risalva Freitas do Amaral, localizada no bairro Pantanal, zona norte de Macapá, realizou na tarde desta terça-feira, 11, uma cerimônia online para os estudantes concluintes do 3º ano do ensino médio, denominada “Formatura em Casa”.

Além da formatura, os 42 estudantes concluintes receberam kits contendo certificados de conclusão e honra, bandeirolas, balões e brindes personalizados. O evento foi realizado via Google Meet e contou com a participação de toda a comunidade escolar.

A unidade é um modelo de Escola Militar com gestão compartilhada e conta com a parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá (CBM/AP).

De acordo com a direção da escola, a "Formatura em Casa" tem o objetivo de garantir o evento, de forma simbólica, e ainda cumprir as medidas de biossegurança e enfrentamento à Covid-19.

“Talvez não seja aquilo que os formandos 2020 de uma escola militar sonharam um dia, mas o simbolismo da ocasião e a emoção continuam especiais, afinal, é o fim de mais um ciclo na vida desses estudantes”, concluiu o diretor adjunto da escola, Tenente D. Alves.

Erika Sampaio, de 17 anos, estudante concluinte do 3º ano, conta que a partir de amanhã será uma nova caminha para todos, mas que a formação recebida na escola os preparou para isso.

“Em nome de todos, agradeço a presença de cada um. Nossa história na Risalva inicia nos primeiros dias de aulas e nela fomos construindo nossa trajetória. Honra em dizer que fizemos parte dessa escola e de carregar o brasão do Corpo de Bombeiros Militar. A partir de amanhã teremos novos desafios e o começo de uma nova jornada”, comentou a estudante que também foi a oradora.

Para Janaína Guida, professora de sociologia da unidade disse que o ano foi muito desafiador, mas a equipe de educadores da escola não se deixou abalar.

“É muito gratificante estar aqui representando os colegas. Esse ano foi muto desafiador para todos nós, professores e estudantes. O uso da tecnologia tornou esse período ainda mais difícil, mas não deixamos nos abalar e aqui estamos formando esses estudantes. Demos e daremos o nosso melhor para que todos os estudantes possam aprender”, finalizou a professora.