quinta, 11 de maio de 2023 - 06:30h
Secretaria das Mulheres promove encontro com municípios para ampliar proteção e acolhimento no interior do Amapá
Evento reuniu representantes de órgãos de atendimento para discutir estratégias de combate à violência de gênero.
Por: Alice Palmerim
Foto: Deco de França/SEPM
Encontro discute ampliação de serviços nos municípios

Integrar e ampliar os serviços de acolhimento, valorização e proteção contra a violência de gênero foram os objetivos do encontro realizado nesta quarta-feira, 10, pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM) com gestoras de órgãos dedicados ao atendimento deste público.

Além das representantes de 8 unidades vinculadas à Secretaria das Mulheres, a exemplo dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), o encontro teve também a participação de outras 15 gestoras de centros de atendimento nos municípios.

Essas instituições podem ser órgãos tanto das esferas federal e estadual, quanto municipal. São os responsáveis por planejar e executar políticas públicas voltadas para a garantia de direitos, promoção da equidade e fortalecimento dos serviços oferecidos às mulheres.

A secretária de Mulheres, Adrianna Ramos, discorreu sobre o trabalho que vem sendo realizado pela pasta, destacando a importância de ampliar a integração e o contato com as gestoras e a união dos trabalhos.

“Estamos presentes em vários municípios, mas nos lugares onde não temos unidades do CRAM, Centros de Atendimento à Mulher e a Família (Camuf) ou Núcleo de Apoio às Mulheres Lésbicas, Bissexuaios, Transexuais e Intersexo (Ama-LBTI), precisamos fazer a interlocução com os organismos municipais para cumprir este importante papel que é a defesa das mulheres do nosso Estado”, frisou Adrianna.

A coordenadora do município de Itaubal, Danúbia Brazão, pontuou que uma das dificuldades que observa é a dificuldade que mulheres enfrentam para denunciar agressões, muitas vezes por receio, pois a cidade é pequena, localizada a aproximadamente 100 km de Macapá e com cerca de 5 mil habitantes. Segundo Danúbia, as demandas chegam por meio das visitas de equipes de proteção especial e da assistência social.

“Encontros como esse ajudam a fortalecer a política da mulher e saber que não estamos sozinhas, que podemos contar com a Secretaria das Mulheres. Nos deixa ainda mais entusiasmadas a continuar com o nosso trabalho”, ressaltou a coordenadora.

A secretária de Políticas para Mulheres de Tartarugalzinho, Evanilce Tallyny, destacou que a maior integração entre Estado e os municípios ajuda a aprimorar a qualidade do trabalho oferecido no município, distante cerca de 227 km da capital. “O ato de acolher se torna mais gratificante através dessa união”, concluiu Evanilce.

Qualidade de vida

A secretária Adrianna Ramos enfatizou que, com essa presença mais próxima dos municípios, mais mulheres têm acesso a informações e procuram os serviços da SEPM.

“Além do acolhimento e a assistência, promovemos cursos profissionalizantes, o que melhora a qualidade de vida das acolhidas e possibilita oportunidades reais de ingresso no mercado de trabalho”, ressaltou a gestora.

Segundo levantamento da Secretaria de Mulheres, foram feitos 2.859 atendimentos no primeiro trimestre deste ano, reunidos os dados de oito centros que a pasta coordena. Uma dessas acolhidas é Silvia Mara, atendida pelo Camuf Macapá, que pontua a importância do atendimento oferecido a ela.

“Fui muito bem recebida quando precisei dos serviços do Camuf. Há pouco tempo fiz o curso de artesanato oferecido pela secretaria e já planejo empreender, para conseguir mudar de vida”, finalizou Silvia.

Contatos dos centros

No encontro, também houve a entrega de novos celulares para as unidades coordenadas pela SEPM, que irão aprimorar a comunicação e o acesso aos atendimentos no interior do interior do estado. Veja os telefones para contato em cada um dos centros de referência:

Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM)

• Contato: (96) 98403-0711

Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf)

• Santana: (96) 98402-0521
  • Macapá: (96) 98202-5037

Núcleo de Acolhimento às Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (AMA-LBTI)

• Contato: (96) 98403-3018

Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram)

• Macapá: (96) 98403-5107
  • Mazagão: (96) 98401-9768