Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 08 de março de 2022 - 22:04h
Palestras, rodas de conversa e ações sociais marcam o Dia Internacional da Mulher no Amapá
Secretaria Extraordinária de Política para Mulheres coordenou ações em Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari e Oiapoque.
Por: Alice Valena
Foto: Ascom Sepm
Ações ocorreram em Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari e Oipoque

Palestras, rodas de conversa e ações sociais marcaram o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira, 8, nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Mazagão e Oiapoque. Os eventos fazem parte da programação Março Mulher, coordenada pela Secretaria Extraordinária de Política para mulheres (SEPM).

Ações em Macapá

Na Escola Estadual Lagoa dos Índios, no bairro Goiabal, as ações foram coordenadas pelo Camuf Macapá. Os moradores (não apenas as mulheres) puderam emitir documentos, como RG, CPF e cartão do SUS, com o serviço prestado pelo Superfácil.

Na capital, o governador, Waldez Góes, esteve nas obras do Novo Centro de Atendimento à Mulher e a Família (Camuf), onde inspecionou os trabalhos, que estão em estágio final - quando concluído, será um espaço maior para atender e acolher mulheres vítimas de violência.

Góes também avaliou as obras de revitalização da sede da Sepm, para a maior comodidade e condições de trabalho dos servidores.

Santana

Nos centros de atendimento pertencentes à secretaria, as ações seguiram a todo vapor: no Camuf Santana, cerca de 20 acolhidas participaram do Lançamento do Projeto Costurando Sonhos, em parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap).

O objetivo é possibilitar autonomia financeira às mulheres vítimas de violência doméstica que dependiam economicamente do agressor.

Mazagão, Laranjal do Jari e Oiapoque

No Cram Mazagão, Cram Laranjal do Jari e no Cram Oiapoque, o dia foi marcado por palestras, cafés da manhã e encontros com as acolhidas atendidas pelos referidos centros.

Em Mazagão, a parceria foi com a Coordenadoria Municipal de Mulheres de Mazagão. Em Laranjal no Jari, houve a participação das mulheres da Associação das Parteiras ,  em Oiapoque, uma tarde com a aula inaugural do Projeto Empodera Mulher do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap).

Para a secretária de Políticas para Mulheres, Renata Apostolo Santana, o dia foi emblemático, com serviços sociais e ações de resultados.

“Foi um dia de conversas e acolhimento a essas mulheres, com empatia e escuta, incentivo à autonomia econômica e momentos de autoestima”, disse a gestora.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá