segunda, 07 de novembro de 2022 - 16:36h
Governo entrega ordem de serviço da Penitenciária de Segurança Média
Novo presídio irá modernizar medidas de controle e estratégias de ressocialização dos apenados. Investimento supera R$ 44 milhões.
Por: Claudio Morais
Foto: Maksuel Martins
Estrutura ficará em um espaço isolado das áreas urbanas da capital.

O governador do Amapá, Waldez Góes, entregou a ordem de serviço para construção da Penitenciária de Segurança Média nesta segunda-feira, 7. A obra, avaliada em mais de R$ 44 milhões, faz parte do programa Estado Forte, Povo Seguro, que já investiu cerca de R$ 360 milhões na reestruturação da Segurança Pública do Estado.

A nova penitenciária terá capacidade para aproximadamente 500 reeducandos e será instalada no quilômetro 17 da BR-210, em um espaço de 12 hectares isolado das áreas residenciais de Macapá. Com as instalações, segundo o governador, o Amapá terá a melhor proporção de detentos por disponibilidade de vagas no país.

Waldez detalhou que a média do déficit prisional no país é de 54%; enquanto no Amapá, é menos de 30%. Essa relação terá aprimoramento expressivo quando somadas a disponibilidade de vagas do sistema prisional atual com a capacidade da Penitenciária de Segurança Média e, ainda, as vagas da Segurança Máxima - prevista para ser ativada ainda este ano.

"As duas penitenciárias abrirão 700 novas vagas no sistema estadual. São estruturas acompanhadas com melhorias em tudo o que se refere a monitoramento, tecnologia, e que certamente irão refletir em resultados para a polícia penal e demais órgãos da defesa social, para a Justiça e, especialmente, para toda a sociedade amapaense", pontuou Góes.

O secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Cel. Carlos Souza, descreveu que a Segurança Média será construída com estrutura pré-moldada de concreto, que, além da agilidade na montagem - com expectativa de entrega em até 1 ano -, gera um aparato mais robusto e resistente.

"Outra novidade é o controle automatizado das grades e outros equipamentos da penitenciária. Além disso, o banho de sol dos detentos ocorrerá em área gradeada dentro de cada bloco, com passarelas suspensas. São estratégias que permitirão aos policiais penais a visibilidade e o controle completo de todos os pavilhões", detalhou o titular da Sejusp

Durante o encontro, a Sejusp apresentou o projeto da nova obra.

.

Ampliação do Efetivo

O governador também confirmou a convocação de outros 250 aprovados no concurso para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) para a operacionalização da Penitenciária de Segurança Média.

Ele relembrou a convocação anterior, em duas turmas de 110 e 150 aprovados, respectivamente, que formarão um importante reforço no sistema prisional atual e na ativação da Penitenciária de Segurança Máxima.

"É uma grande satisfação todos os investimentos realizados pelo Governo tanto em infraestrutura e tecnologia, quanto na ampliação e valorização do nosso efetivo", celebrou o diretor-presidente do Iapen, Lucivaldo Costa.