quarta, 06 de maio de 2020 - 17:28h
Governo do Amapá inicia distribuição de vacinas para a campanha contra a influenza
São 98.940 vacinas distribuídas às prefeituras. A terceira etapa de vacinação inicia em 11 de maio.
Por: .Colaboradores: Marco Antônio P. Costa
Foto: Nathan Zahlouth
Terceira fase da campanha será dividida em duas etapas para atender a todo o público-alvo.

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS), iniciou nesta quarta-feira, 6, a distribuição de 98.940 vacinas aos municípios para a terceira etapa da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza.

As prefeituras iniciam a vacinação na próxima segunda-feira, 11. A vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.

• A terceira fase será dividida em duas etapas. Do dia 11 ao dia 17 de maio será a vez de:
  •  Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
  • Gestantes;
  • Puérperas até 45 dias (mulheres pós-parto);
  • E pessoas com deficiência.

A última etapa será de 18 de maio e 5 de junho, e terá como público-alvo:

• Adultos entre 55 e 59 anos de idade;
  • Professores das redes pública e privada de ensino.

O Amapá se destacou na primeira e segunda fases da vacinação contra influenza, atingindo índices de cobertura acima das metas estipuladas pelo Ministério da Saúde (MS).

A chefe da unidade de imunobiológicos da SVS, Andréa Marvão, detalha que a expectativa é continuar atendendo às metas.

"Os municípios estão sendo monitorados diariamente em relação ao envio regular das doses aplicadas com o público-alvo de cada fase. As cidades estão abastecidas para que tenhamos êxito nessa terceira fase", declarou Andréa Marvão.

"Dia D" contra o influenza cancelado

Por conta da pandemia de covid-19, o MS cancelou a realização do evento que conhecido como "Dia D contra o Influenza", que ocorreria em todo o país no dia 9 de maio.

O foco é apoiar os municípios a fazerem a vacinação regular com o mínimo de riscos possíveis para a saúde da população, evitando aglomerações.