sexta, 06 de agosto de 2021 - 10:15h
Covid-19: Governo do Amapá planeja mutirões de vacinação nos 16 municípios e enfrentamento à variante delta
Vacinadores do Estado vão reforçar as equipes das prefeituras para imunizar todo o público-alvo.

O Governo do Amapá vai iniciar um levantamento do quantitativo disponível da primeira dose de vacina contra covid-19 em todos os municípios para diagnóstico e planejamento de mutirões de vacinação nos próximos dias. A intenção é alcançar as pessoas que já deveriam ter sido imunizadas contra a doença.

A estratégia foi definida nesta quinta-feira, 5, pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp) para proteger o maior número de habitantes de novas cepas como a variante delta, ainda não identificada no estado, contudo, presente em outras áreas do país.

Técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estão em contato direto com prefeitos e secretarias municipais de saúde para analisar a atual estrutura do estado sobre quantitativo das vacinas e de refrigeração das dosagens.

Reforço

O Governo do Amapá capacitou uma equipe de 180 vacinadores, formada por enfermeiros, técnicos em enfermagem e digitadores que irão reforçar as equipes dos municípios.

LEIA MAIS: Governo prepara vacinadores para auxiliar municípios na imunização contra covid-19

Uma das missões é o diálogo com líderes e grupos que apresentam rejeição à vacina. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp) vai oferecer a logística operacional por meio de aeronaves para chegar mais rápido nos municípios mais distantes.

Vacinação

O Governo do Amapá já distribuiu 563.737 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 408.852 doses.

No Amapá, a população vacinal é de 569.316 pessoas. Deste total, até o momento, 54,37% receberam a primeira dose da vacina; e 17,44% foram imunizadas com a segunda dose ou dose única.

Covid-19 no Amapá

Até esta quarta-feira, 5, são 121.542 casos confirmados de covid-19 no estado, sendo 104.869 o número de pessoas recuperadas da doença.