quarta, 04 de maio de 2022 - 19:05h
Governo do Amapá inicia Maio Amarelo para conscientizar sobre segurança no trânsito
Este ano, o tema da campanha será “Juntos salvamos vidas”. Abertura oficial acontece nesta sexta-feira, 6.
Por: Jamylle Nogueira
Foto: Arquivo Secom
A ação acontece em parceria com órgãos de trânsito estaduais, municipais e federais.

O Governo do Amapá dá início à campanha Maio Amarelo para, conscientizar a população sobre um trânsito mais seguro para todos. A abertura oficial acontecerá na sexta-feira, 6, às 17h, no Mercado central, em Macapá. Com o tema "Juntos salvamos vidas”, o evento acontece ao longo do mês e é coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP) em parceria com órgãos de trânsito municipais e federais.

Durante a programação, haverá atividades lúdicas de orientação para crianças; exposições institucionais; simulação de acidentes estáticos com participação de bolsistas do Programa Amapá Jovem; apresentações culturais, dentre outras ações.

De acordo com a diretora da Escola Pública de Trânsito do Detran, Ana Quadros, o evento mobiliza não somente órgãos públicos mas também a sociedade em geral. Ela também falou sobre o laço amarelo, que simboliza o Maio Amarelo.

“O Laço Amarelo significa: pare, preste atenção, precisamos salvar vidas. A campanha Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. Desse modo, é fundamental colocar o tema em pauta junto à sociedade, para estimular sua participação efetiva, além de empresas, governos e entidades”, reforçou a diretora.

Ana reforça que as agendas do Maio Amarelo também serão levadas para os demais municípios através do Detran Itinerante.

Maio Amarelo

A campanha internacional foi criada em maio de 2011, pela Organização das Nações Unidas (ONU). O amarelo foi escolhido pois simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.

A campanha é mais um alerta de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito e que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  A ideia é mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema.