Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 03 de agosto de 2019 - 11:27h
Consórcio aprova ações prioritárias para integrar comunicação pública da Amazônia Legal
Com mais de 5 milhões de quilômetros quadrados e perto de 30 milhões de habitantes, o bloco amazônico têm muitos desafios. A comunicação, por certo, é um destes
Por: Da Redação
Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

Durante o 18º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado em Palmas, no Tocantins, a Câmara Técnica de Comunicação Pública, que congrega secretários dos nove estados, elegeu prioridades para promover políticas públicas integradas. A ideia é democratizar o acesso aos meios de comunicação e ampliar a divulgação das potencialidades da região.

Criação da agência de comunicação pública regional, compartilhamento de experiências e conteúdos entre os estados, além da constituição de uma rede de veículos de comunicação públicos e estatais são ações prioritárias apresentadas pela Câmara e aprovadas pelo Conselho Executivo do Consórcio. As propostas agora constam da carteira de projetos a serem implementados pela autarquia.

“Há uma carência significativa de comunicação regional capaz de repercutir toda a potencialidade econômica, turística, cultural e social da Amazônia Legal. Nossa população consome em grande medida a agenda midiática imposta pelos grandes grupos de mídia do sudeste e sul do país”, avaliou Robson Paz, secretário adjunto de Comunicação do governo do Maranhão.

Coube a ele e ao presidente da Câmara de Comunicação, Gilberto Ubaiara, secretário da pasta no Governo do Amapá, convencerem os conselheiros da viabilidade executiva e eficácia da estratégia de comunicação.

“A comunicação pública integrada é fundamental na construção deste rico momento político e administrativo da nossa região. A partir da consolidação deste bloco regional com a concretização do Consórcio, temos que avançar na efetivação dos projetos comuns”, analisou Ubaiara.

A carteira de projetos voltada para a comunicação prevê a criação de plataforma na internet, que abrigará toda a produção de conteúdos jornalísticos, publicitário e digital, além de congregar os veículos de comunicação pública existente em cada ente do consórcio.

A mais robusta ferramenta de comunicação à disposição do Consórcio são as emissoras de rádio e TVs públicas e estatais. A Câmara contabilizou quase duas dezenas de rádios e TVs públicas e estatais na região.

“Vamos fazer um trabalho de identificação de todas as emissoras e dialogar com as direções para que tenhamos o compartilhamento de conteúdo regional e construir relacionamentos capazes de viabilizar a troca de experiências para desenvolver produtos atraentes para o público”, afirmou Daniela Assayag, secretária de Comunicação do Governo do Amazonas.

Também participaram da reunião do Fórum de Governadores da Amazônia Legal os secretários de Comunicação do Tocantins, Vieira de Melo; do Pará, Vera Oliveira; de Roraima, Marcos Marques; e do Acre, Silvania Pinheiro.

A disposição e entusiasmo demonstrada pelos secretários e a determinação dos governadores, indica que a comunicação pública terá avanços proporcionais às dimensões territoriais da Amazônia Legal.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Governo do Tocantins

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá