Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 03 de março de 2023 - 06:00h
Celebração aos 70 anos da imigração japonesa no Amapá emociona descendentes 
Evento foi organizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Associação Nipo-Brasileira do Amapá (Anibrap) e o Consulado do Japão em Belém. 
Por: Worchiely Costa
Foto: Albenir Sousa
Público pôde conhecer mais sobre arte e cultura nipônicas.

Em uma cerimônia com danças e músicas originárias da cultura japonesa, o Governo do Estado celebrou os 70 anos de início da imigração nipônica no Amapá. Na abertura do evento, na quinta-feira, 2, a Polícia Militar entoou os hinos nacionais do Japão e do Brasil, emocionando japoneses e descendentes de diferentes famílias que chegaram ao Amapá em meados dos anos 50 para construir uma nova vida. 

A advogada Luciana Hayashida, neta da professora Mineko Hayashida, conta que a avó veio para o Amapá em um período muito difícil para o país asiático, que ainda enfrentava as consequências da Segunda Guerra Mundial. 

“Eles vieram em busca de oportunidades e foram acolhidos aqui. Minha avó trabalhou como agricultora na Colônia Agrícola do Matapi, aprendeu a falar muito bem o português e se tornou professora. Tanto que existe uma escola em Laranjal do Jari que leva o nome dela. Esta homenagem é muito justa e nós estamos muito felizes”, disse Luciana.  

A cerimônia contou com a presença do cônsul principal do Japão em Belém, Satoshi Morita, e encerrou a semana japonesa no Amapá, que, ao longo de dois dias, incluiu oficinas de culinária, voltadas especialmente para as iguarias da cultura nipônica, aulas de origami e de danças, da Terra do Sol Nascente. 

Para o governador do Amapá, Clécio Luís, trata-se de um reconhecimento prestado a quem tanto contribuiu com o desenvolvimento do estado. Para ele, também é uma oportunidade de ampliar laços com o país asiático, gerando oportunidades em áreas como economia e educação. 

“O Território do Amapá foi criado há 80 anos, destes, nós convivemos com a presença japonesa há 70. Tão importante quanto a comemoração, é tirar lições e parcerias dessa proximidade. As possibilidades de intercâmbios que podemos fazer com o Japão pela nossa localização portuária, questão agrícola, cultural e a ciência, por exemplo, então nós queremos reverenciar o passado e construir o futuro”. Pontuou o governador, Clécio Luís. 

A programação foi realizada pelo Governo do Amapá em parceria com a Associação Nipo-Brasileira do Estado do Amapá (Anibrap) e o Consulado do Japão em Belém-PA. Durante a solenidade foram entregues certificados de honra aos membros das famílias que chegaram ao estado desde 1953 até 1957. 

Imigração Japonesa no Amapá 

As primeiras famílias japonesas chegaram ao estado no dia 6 de setembro de 1953. Eram 29 famílias, totalizando mais 177 pessoas. 

A partir da chegada dos imigrantes, foi notável o desenvolvimento da economia e abastecimento no estado,  principalmente pelo cultivo de hortaliças, especiarias e fruticultura. O secretário de Relações Institucionais e Comércio Exterior, Lucas Abrahao, reforça que esta contribuição precisa ser valorizada.

"São muitas as influências no nosso vocabulário, culinária, vestuário, então nada mais justo do que homenagear quem ajudou, com perseverança e muito trabalho, a construir o nosso estado”, destacou Lucas Abrahao.

Participaram do evento o vice-governador do estado,Teles Júnior, a secretária de Cultura do Estado, Clícia di Micelli, e a secretária de Turismo do Estado, Anne Monte.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá