Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 03 de abril de 2023 - 06:00h
Central do Marabaixo levou degustação da tradicional gengibirra nos três dias de festa
Feita com gengibre, açúcar e aguardente, a iguaria é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Amapá. 
Por: Gabriel Penha
Foto: Netto Lacerda/GEA
Professora Ada Pontes foi uma das visitantes da Central do Marabaixo que aprovou a iguaria

A Central do Marabaixo ofereceu aos visitantes a degustação da gengibirra, uma bebida reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Amapá e que é feita à base de gengibre, açúcar e aguardente. A professora Ada Pontes aproveitou a visita ao espaço para conhecer a iguaria tradicional das comunidades negras do estado. 

"É uma satisfação poder provar e também conhecer mais dessa legítima manifestação cultural amapaense", aprovou a educadora, que ressaltou ainda que conhecer a iguaria também permite se aprofundar sobre a história afro-amapaense. 

A bebida foi distribuída aos visitantes dos barracões instalados no Centro de Cultura Negra Raimundinha Ramos, no bairro do Laguinho, em Macapá, durante a abertura do Ciclo do Marabaixo 2023, que ocorreu de sexta, 31 de março, a domingo, 2 de abril, com apoio do Governo do Amapá.

Nas rodas de marabaixo, a gengibirra serve como "combustível” para festeiros e para "curar" a garganta dos cantadores de ladrões (músicas).
Desde 2019, a bebida é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Amapá, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

No estande do grupo Berço do Marabaixo, um detalhe chama ainda mais a atenção: a bebida é servida no alguidar (utensílio de barro), como nos velhos tempos. Aliás, a prática de fabricar a bebida mudou com o passar dos anos, mas a essência não. Antigamente, era preciso esperar o gengibre fermentar, agora, o preparo se tornou mais rápido, com o uso do liquidificador.

"Aqui, estamos fazendo um resgate. Rememorando a forma antiga de fazer e servir a gengibirra. Servir no alguidar mostra a fartura e a tradição e compartilhar isso com o nosso público é melhor ainda. A aceitação é muito grande”, diz Valdinete Costa, representante do grupo.

 

VEJA TAMBÉM
'Ter um espaço próprio para comercializar era nosso sonho', diz empreendedora do Gengibar na Central do Marabaixo
Com confecção artesanal repassada por gerações, gengibirra é o 'combustível' do Ciclo do Marabaixo
Com representatividade e força ancestral em cada peça, artesanato movimenta economia na Central do Marabaixo
FOTOS: confira como foi a abertura do Ciclo do Marabaixo 2023
Central do Marabaixo apresenta cultura e história das comunidades negras para amapaenses e turistas

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá