domingo, 01 de agosto de 2021 - 02:43h
Obras do Hospital Regional de Porto Grande chegam a 90% de conclusão da primeira etapa
A entrega da primeira fase da unidade está prevista para o próximo mês outubro. Com isto, a população poderá realizar atendimentos ambulatoriais e de emergência.
Por: Jamylle Nogueira
Foto: Marcelo Loureiro
Governador Waldez e equipe técnica visitaram a obra no sábado

O Governo do Amapá avançou com as obras do Hospital Regional de Porto Grande, que agora está com 90% de execução da primeira etapa concluída. Esta fase equivale à estrutura básica que comporta atendimentos ambulatoriais e emergência.

A segunda etapa que é construção de UTIs, centro cirúrgicos, maternidade e aquisição de equipamentos estão com 53% do cronograma executados. A previsão é que o Hospital seja entregue em 2022, segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf).

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes, com a entrega da primeira etapa da obra, em outubro, a população poderá realizar atendimentos ambulatoriais e de emergência.

"Estamos viabilizando a aquisição de equipamentos, para que sejam feitos esses atendimentos iniciais e também internações de clínica médica. Os atendimentos de alta complexidade só poderão ser realizados após a entrega do hospital", destaca o secretário.

Neste sábado, 31, o governador do Amapá, Waldez Góes, realizou uma visita às obras. Ele frisou que a unidade é uma grande conquista para a população do centro-oeste amapaense e irá desafogar os hospitais da capital, pois será referência no atendimento de média e alta complexidade para os municípios de Porto Grande, Pedra Branca do Amaparí, Serra do Navio e Ferreira Gomes.

"Estamos trabalhando para entregar o Hospital Regional Maria Lúcia no próximo ano. Todos os esforços estão sendo feitos para que Porto Grande e cidades próximas possam ser beneficiadas, por isso estamos trabalhando para viabilizar os recursos necessários para equipar o hospital. Com parceria, planejamento e trabalho melhoramos a rede de saúde em todo o Amapá", declarou Waldez.

Investimentos

Os recursos para a obra são de compensação ambiental, atendendo a um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf); Ministério Público Estadual (MPE); Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão.

Só de recurso de compensação ambiental já foram investidos mais de R$ 12 milhões na obra. A Prefeitura de Porto Grande licitou, na semana passada, o valor de R$ 3,5 milhões em equipamentos para o hospital.

Créditos:

Marcelo Loureiro