sábado, 01 de abril de 2023 - 07:00h
'Salto de desenvolvimento para a região', descreve acadêmico que vai estudar no novo campus Território dos Lagos da Ueap
Adriano do Ó, de 41 anos, é da 1ª turma de engenharia agronômica. Governo do Estado entrega neste sábado, 1º, o prédio próprio da Universidade, no município de Amapá.
Por: Fabiana Figueiredo
Foto: Maksuel Martins/GEA
Adriano do Ó, de 41 anos, cursa o 9º semestre de engenharia agronômica

O novo campus Território dos Lagos da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) será entregue pelo Governo neste sábado, 1º. A novidade, que proporciona estrutura própria para os acadêmicos praticarem conhecimentos, representa a presença do ensino superior na região que abrange os municípios de Amapá, Calçoene, Pracuúba e Tartarugalzinho.

Adriano do Ó, de 41 anos, é da primeira turma de bacharelado em engenharia agronômica e cursa o 9º semestre da graduação. Ele descreve que a entrega do novo campus deve proporcionar o desenvolvimento para a região.

"O campus agora é referência do ensino superior. Nesse campus temos laboratórios, a casa de vegetação, as unidades demonstrativas com plantio de açaí, mandioca, cacau, banana. Vamos poder aprender na prática numa área bem maior do que tínhamos. Eu me sinto muito feliz porque é uma data histórica e é um salto de desenvolvimento para a nossa região", destacou.

Técnico em agropecuária, Adriano é servidor público do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap) desde 2010. Ele foi aprovado na Ueap em 2019 e conseguiu a transferência do trabalho de Tartarugalzinho para o Amapá para poder conciliar os estudos.

Anteriormente, o campus funcionava na Escola Estadual Vidal de Negreiros, no mesmo município. A estrutura continua sendo usada pela Ueap, como anexo do prédio tecnológico.

"Eu sempre tive o sonho de cursar engenharia agronômica, mas nunca tinha tido a oportunidade. Quando a Ueap ofertou o curso aqui no Amapá, juntou a vontade com a necessidade de me aperfeiçoar. Eu trabalho com pessoas que atuam na agricultura e pecuária. Eu sendo engenheiro agrônomo vou poder preencher lacunas do suporte aos agricultores e contribuir melhor com essa região", afirmou.
Campus Território dos Lagos
O fortalecimento da interiorização do ensino superior consta como uma das metas do Plano de Governo desta gestão, que se materializa com a inauguração do novo campus e o concurso público para a área administrativa.

A Ueap consolida o ensino universitário no interior com a inauguração oficial do Campus Tecnológico Território dos Lagos, que possui vocação para o setor agropecuário. A entrega marca os 17 anos de criação da Universidade.

Com cerca de 50 acadêmicos matriculados neste campus, a Ueap oferece os cursos de licenciatura em matemática e bacharelado em engenharia agronômica. A estrutura em Amapá pode também ser utilizado por outros cursos da Universidade.

Luana Bittencourt, chefe da unidade de interiorização da Ueap, pontua que a ampliação da estrutura proporciona a valorização dos potenciais da região dos lagos.

"As atividades práticas que esse campus vai proporcionar possibilitam um aprofundamento das técnicas em benefício da produtividade, do desenvolvimento tecnológico e beneficiamento dos potenciais da região. A ideia é ampliar esse campus para que as pessoas que vivem distantes da capital possam ter contato com bons professores, difundir e aprimorar os conhecimentos", disse Luana.