sexta, 26 de maio de 2023 - 16:39h
Governo do Amapá destina mais de R$ 900 mil em recursos para reforço na saúde de Macapá
Subsídio deve ser utilizado em combate ao surto de síndromes gripais. A capital está em 10º lugar no ranking de imunização contra a gripe entre os 16 municípios.
Por: Rafaela Bittencourt
Foto: Maksuel Martins/GEA
Subsecretária de Saúde, Alessandra Reis, secretária de Saúde de Macapá, Erica Aymoré, e o governador do Amapá, Clécio Luís

Dos R$ 2,7 milhões destinados pelo Governo do Amapá às prefeituras para auxiliar no combate ao surto de síndromes gripais, R$ 900 mil foram repassados ao município de Macapá. O subsídio foi anunciado pelo governador, Clécio Luís, nesta sexta-feira, 26, e deve ser aplicado em ações como contratação de profissionais, aquisição de insumos, medicamentos e Equipamentos de Proteção Individuais (EPI).

Uma das principais estratégias para enfrentar o surto é a ampliação da cobertura vacinal contra a gripe, que, em todo o estado, já chega a 72%. A capital é a cidade mais populosa do Amapá e está em 10º lugar no ranking de imunização entre os 16 municípios.

Até a quinta-feira, 25, Macapá havia alcançado pouco mais de 57% da população vacinável. Entre as crianças, a cobertura ficou em 42,99%. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de até 90%.

Na divisão dos recursos destinados ao município, mais de R$ 200 mil para a assistência farmacêutica, enquanto a atenção primária recebe mais de R$ 717 mil. Para a secretária de Saúde de Macapá, Érica Aymoré, este reforço representa a ampliação das ações já realizadas.

"Essa verba vem para reforçar nossas equipes itinerantes, já que o número de vacinadores do município é insuficiente para efetivar tantas ações conjuntas que realizamos. Então, para avançarmos na vacinação, na compra de insumos e para alcançar aquela população mais distante, esse é um recurso que vai nos ajudar", explica Érica.

União de esforços
A secretária de Estado de Saúde, Silvana Vedovelli, destacou o esforço que vem sendo realizado para vencer as dificuldades, incluindo o avanço da campanha de vacinação.

"Se em 13 dias saímos de um índice de 16% de cobertura para 72,1%, temos então o resultado do esforço conjunto. É o momento de reconhecer o trabalho dos municípios e dos profissionais da linha de frente, que estão empenhados em vencer esse desafio", reforça Silvana.

Clécio Luís destacou que o trabalho em conjunto é fundamental no enfrentamento ao surto de síndromes respiratórias.

"Quero aqui agradecer a união e o trabalho de todos os municípios, que atenderam ao nosso pedido. Nessas duas últimas semanas, conseguimos avançar no número de leitos, que subiram de 85 para 257 dentro do Hospital da Criança e do Adolescente e também avançamos no município de Santana, onde temos previsão de entregar mais leitos. Reconhecemos também o trabalho dos nossos profissionais da saúde, que estão cansados, envolvidos neste momento, enfrentando dificuldades, mas que estão presentes todos os dias para ajudar nossas crianças", ressaltou o governador.