Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 26 de fevereiro de 2022 - 09:30h
Amapá Cacau: parceria vai viabilizar um milhão de sementes para o estado
A ideia é construir uma nova cadeia econômica no setor primário amapaense, através do arranjo cacaueiro.
Por: Weverton Façanha
Foto: Arquivo/ Secom
Com a parceria entre as unidades, já foram repassadas ao Amapá cerca de 100 mil sementes de cacau.

O governador Waldez Góes esteve na capital paraense para tratar, junto à Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), sobre o Programa Amapá Cacau, que já está sendo desenvolvido na região centro-oeste amapaense, com foco no fortalecimento da agricultura familiar.

Durante o encontro, foi firmado que o Amapá receberá mais 900 mil sementes ao longo de 2022 - outras 100 mil já foram garantidas pela parceria com a federação, somando um milhão de sementes do fruto, o que permite a construção de uma nova cadeia econômica no setor primário amapaense, gerando emprego e renda.

As reuniões ocorreram na sede da Faepa, em Belém, e acompanham a agenda governamental o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Janner Gazel e o deputado estadual e produtor Jesus Pontes, que movimentam as disposições do projeto junto com as demais instituições do estado.

“Temos essa parceria em andamento e estamos aqui para construir mais uma proposta: promover atributos para que possamos chegar a um milhão de sementes que serão transformadas em mudas e repassadas aos nossos produtores. Assim, efetivamente, teremos uma nova cadeia econômica que é o cacau no Amapá”, enfatizou, Góes.

Com a parceria entre as unidades, já foram repassadas ao Amapá cerca de 100 mil sementes de cacau, que já estão em um viveiro no município de Porto Grande; outras 400 mil devem ser repassadas até o mês de maio e, com a intervenção da gestão estadual, os repasses chegarão a um milhão de sementes até o fim do ano.

“Estamos aqui, também, para agradecer aos diretores da Faepa pela parceria e, assim, destacar junto ao governador Waldez, a importância de acrescentar mais ações conjuntas, visando a cultura do cacau e outros serviços no setor primário”, disse o gestor da SDR, Janner Gazel.

Com a implementação da nova cultura, o estado terá uma nova geração de empregos e renda, através de um meio sustentável.


“Sabemos que o Amapá tem potencial para desenvolver o cacau e nós já estamos nessa parceria e queremos expandir ainda. Com a presença do governador temos um ambiente muito bom e cada vez mais tenho certeza que o projeto vai dar certo e estamos aqui para ajudar”, finalizou o presidente da Faepa, Carlos Xavier.

O Pará é o maior produtor de cacau do Brasil, superando, nos últimos anos, o estado da Bahia.

Amapá Cacau

O programa começou a ser implantado no estado em agosto de 2021, durante o Fórum de Inovação, que teve como objetivo discutir a inserção da cultura do cacau no estado, mais precisamente no região centro-oeste do Amapá. Na oportunidade, o governador Waldez Góes, assinou um Termo de Cooperação Técnica, com a Faepa e Ceplac/PA, que norteiam as ações do programa no Amapá.

Em seguida, já fazendo parte do Termo, o governo do Amapá enviou 20 técnicos da SDR e Rurap, para um treinamento na sede da Ceplac/PA, voltado para o plantio de cacau.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá