terça, 22 de novembro de 2022 - 23:50h
PPI: Governo do Amapá entrega equipamentos e chega R$ 2,7 mi em investimentos para agricultura familiar em Mazagão
Na ação foram atendidas 145 famílias produtoras com arranjos de mandiocultura, recria de camarão e manejo de açaizais.
Por: Weverton Façanha
Foto: Maksuel Martins
As entregas dos kits ocorreram nas localidades de Vila Maranata e Curuçá, no município de Mazagão

O Governo do Amapá continua com ações de fortalecimento da agricultura familiar e em mais uma ação do Programa de Produção Integrada de Alimentos (PPI), no município de Mazagão, entregou subsídios no valor R$ 2,7 milhões a 145 famílias produtoras – representadas por quatro associações – de mandiocultura, recria de camarão e manejo de açaizais.

O investimento do PPI é coordenador pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Amapá (SDR). Foram entregues motor de popa, malhadeiras, caixas térmicas, freezers, mapati (50 para cada associado), balança, gaiola para recria, canoa e ração para engorda do camarão, batedeiras, roçadeira, motosserras, EPIs e utensílios como terçado e machado.

De acordo com o secretário da pasta, Janner Gazel, o programa intensifica a produção porque garante a inserção de materiais modernos nas atividades de campo.

“Nosso trabalho com o PPI é para garantir às famílias produtoras uma dinâmica melhor no arranjo produtivo ao qual trabalha, por isso, entregamos os melhores materiais para o beneficiário, e, mais uma vez ressalto que os valores que chegam ao agricultor são através de materiais e não em recursos em espécie”, destacou.

Desta vez, as entregas ocorreram nas comunidades de Vila Maranata e Curuçá, ambas na região do Rio Ajuruxi.

Em Maranata, o investimento foi de mais de R$ 790 mil, contemplando 50 famílias no manejo de açaí. Na localidade de Curuçá, foram 95 famílias que vão trabalhar com mandiocultura, manejo de açaí e recria de camarão. O valor do repasse foi de cerca de R$ 1,9 milhão.

A presidente da Associação dos Trabalhadores Extrativistas do Curuçá e Furo do Maracá (Astemac), Angélica Silva, destacou que o programa se adequa às necessidades do produtor.

“A oportunidade que o PPI oferece a nós que trabalhamos com o extrativismo, manejo e pesca é muito valiosa, pois, a família que recebe todo esse fomento usar de forma correta certamente terá uma renda muito melhor”, declarou.

A produtora Jucilene de Souza, 53 anos, contemplada com o fomento de manejo de açaizais, ressaltou que os equipamentos vão contribuir para um aumento de renda nos próximos meses.

“Muitas famílias, assim como a minha, não tem condições de adquirir esses materiais que o PPI nos oferece. Então, só tenho a agradecer ao governo pela oportunidade de estar no programa e desta forma poder trabalhar com mais dignidade para ter uma renda maior nos próximos meses”, disse.

Nas solenidades de entrega estiveram presentes o diretor-presidente da Detran/AP, Inácio Maciel, vereadores de Mazagão e o representante do governador, João Pedro Góes.

PPI em Mazagão

Os investimentos no município de Mazagão somam mais de R$ 20 milhões, nos arranjos de mandiocultura, avicultura, recria de camarão e manejo de açaizais. No total, são cerca de 1 mil famílias, de 17 comunidades e 20 associações.

Créditos:

Maksuel Martins